Buscar
Itens para a visualização no momento 1-8 of 8
Teoria e método em história : implicações didático-pedagógicas
(1995)
Resumo: A problematização da teoria e do método do ensino de História na rede municipal de ensino de Curitiba foi o desígnio desta pesquisa. Sob o arcabouço materialista histórico renovado, através das categorias poder, ...
A concepção de trabalho entre adolescentes no contexto do pós-modernismo
(1995)
Resumo: Esta dissertação fundamenta-se em uma pesquisa acerca da concepção de trabalho que possuem os adolescentes Discute-se o adolescente como produto da contemporaneidade, ou seja no contexto de Pós-Modernismo A ...
Metáforas quânticas para interpretar o currículo : um desdobramento hermenêutico
(1995)
Resumo: Esta dissertação descreve a trajetória que percorri para compreender o currículo utilizando a Teoria Hermenêutica e metáforas desdobradas de conceitos da Física Quântica. Recorro à leitura de vários textos, destacando ...
As práticas administrativas e a noção de microempresa : elementos para uma proposta educacional
(1995)
Resumo: O objetivo deste trabalho foi apresentar elementos para uma proposta educacional de formação de recursos humanos, tomando-se como ponto de partida as práticas administrativas e a noção de microempresa. Primeiramente, ...
Compreensão dos professores das séries iniciais (1ª a 4ª) das escolas da rede municipal de ensino de Itajaí, acerca de seu trabalho em sala de aula com educação em saúde
(1995)
Resumo: Esta investigação constitui um estudo do tipo exploratório, de caráter qualitativo e tem por objetivo subsidiar futuros planejamentos de programas de educação em saúde do escolar, partindo da análise do tema gerador ...
Educação matemática indígena : um estudo etnomatemático com os índios Guarani-Kaiova do Mato Grosso do Sul
(1995)
Resumo: Este trabalho refere-se a questões fundamentais sobre Educação, principalmente Educação Matemática entre povos de culturas distintas, neste caso, grupos indígenas. A identificação e/ou reconhecimento das várias ...
Alfabetização na pré-escola : apreciação analítica e contribuições para a construção de um caminho interdisciplinar
(1995)
Resumo: O presente trabalho consiste em um estudo a respeito de como é trabalhada a alfabetização na pré-escola das redes municipal e estadual de ensino, da cidade de Itajaí. Apresentamos aqui uma breve revisão de literatura ...
O princípio educativo no trabalho do enfermeiro
(1995)
Rsumo: Este estudo tem como objeto o Princípio Educativo no Trabalho do Enfermeiro, apresentando formas como este profissional se educa pelo trabalho e se percebe produzindo conhecimento e situando-se como agente de ...