Buscar
Itens para a visualização no momento 1-5 of 5
Um lixo valioso : a circulação de livros didáticos fora do espaço escolar após o período do uso
(2020)
Resumo: Pesquisa sobre os destinos dos livros didáticos após o prazo de utilização estipulado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e novas formas de utilização desse material. Insere-se entre os estudos desenvolvidos ...
A perspectiva do alfabetizar letrando nos livros didáticos de alfabetização do Programa Nacional do Livro Didático (1996-2019) : relações entre as culturas político-institucional e acadêmica
(2020)
Resumo: Pesquisa sobre as relações entre as culturas acadêmica e político-institucional na produção de livros didáticos de alfabetização na perspectiva alfabetizar letrando, temática que se articula aos estudos do Núcleo ...
O livro didático é um objeto científico em disputa no campo do ensino de física?
(2022)
Resumo: O livro didático, no Brasil, foi valorizado nas últimas décadas como tema e objeto de pesquisa. Sua produção, sua aquisição, seu uso e sua apropriação envolvem desde as instâncias institucionais, caracterizadas ...
Livros didáticos e rememoração da representação social de pessoas negras e brancas por alunas e alunos do ensino fundamental
(2021)
Resumo: O presente estudo investigou a rememoração da representação social da população branca e negra brasileira, em livros didáticos de história e língua portuguesa, vistas por estudantes brancas/os e negras/os de nono ...
O estudo das imagens presentes nos livros didáticos de Língua Portuguesa pelo prisma do letramento
(2022)
Resumo: A pesquisa propõe reflexões acerca das imagens e suas funções nos livros didáticos de língua portuguesa analisadas pelo prisma do letramento e de abordagens teóricas de leitura de imagem. A partir das questões: ...