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A gestão democrática como elemento de qualidade na educação infantil : a percepção de diretoras de Centros Municipais de Educação Infantil de Curitiba
(2021)
Resumo: A presente pesquisa tratou do princípio constitucional da gestão democrática como elemento de qualidade para as escolas de educação infantil a partir da percepção de diretoras de Centros Municipais de Educação ...
Capacidade de financimento das redes municipais de educação básica : uma análise do contexto e das condições de oferta de ensino no Paraná
(2022)
Resumo: Esta tese tem como objeto de estudo a capacidade de financiamento da Educação Básica dos municípios e se insere na área de Políticas Educacionais. O objetivo principal é o de analisar a capacidade de financiamento ...
Pedagogia do quartel : uma análise do processo de militarização de escolas públicas no estado do Paraná
(2022)
Resumo: O processo de militarização de escolas públicas no estado do Paraná é uma política educacional recente, iniciando em 2019 com a adesão ao Programa Escolas Cívicomilitar (Pecim) do governo federal e expandindo em ...
Interfaces das políticas de educação especial e educação do campo no contexto da Amazônia Acreana
(2022)
Resumo: A tese intitulada "Interfaces das políticas de educação especial e Educação do Campo no contexto da Amazônia Acreana" faz referência a um estudo realizado na cidade de Cruzeiro do Sul, localizada no interior do ...
Políticas educacionais para inclusão de estudantes migrantes internacionais no sistema de ensino de Guiné-Bissau
(2022)
Resumo: O presente estudo aborda o tema de políticas educacionais para inclusão de migrantes internacionais no sistema de ensino da Guiné-Bissau e tem como objetivo principal analisar de que forma as políticas educacionais ...
Caminhos do ensino de história para as turmas de 1a. a 4a. séries das escolas municipais de Curitiba-PR : dos estudos sociais ao currículo básico (1975-1988)
(2023)
Resumo: Durante a ditadura civil-militar (1964-1985) foi promulgada a Lei 5.692/71, responsável, dentre outras coisas, pela reformulação curricular do ensino e a criação de disciplinas da área das humanidades. Nesta ...
Indicadores de qualidade da educação : um debate sobre trajetórias escolares
(2021)
Resumo: Compreende-se que a análise das trajetórias escolares permite observar as dimensões de acesso, permanência e conclusão de escolarização de adolescentes e jovens ao longo dos anos finais do ensino fundamental e do ...
Políticas afirmativas e educação superior federal : um estudo sobre estudantes negros (as) egressos (as) da política de cotas na UFPR
(2022)
Resumo: A presente tese aborda a política afirmativa e volta o olhar para os estudantes que ingressaram na Universidade Federal do Paraná - UFPR através da política das cotas raciais, considerando os dados dos cotistas que ...
Livros didáticos de ciências como fontes de recursos para o ensino : análise de coleções didáticas do PNLD para o Ensino Fundamental II
(2022)
Resumo: Tese que tem como tema os livros didáticos para o ensino de Ciências Naturais no Ensino Fundamental II. Desenvolvida na Linha de Pesquisa Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação do Programa de Pós-Graduação ...
Formação de professores no Instituto de Educação do Paraná : projetos formativos de 1966 e 1972
(2023)
Resumo: A pesquisa teve como objetivo compreender como se deu o processo de discussão e construção da formação de professores do Instituto de Educação do Paraná (IEP), no contexto de transição entre o Curso Normal e a ...