Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 89
Perfil conceitual de equações percebido em jogos criados por em professores de matemática
(2022)
Resumo: Álgebra é um dos temas matemáticos mais temidos por estudantes de todos os níveis. A utilização de letras do alfabeto no lugar de números pode trazer confusão e desânimo em um estudante que se sinta não entendendo ...
Teoria crítica frankfurtiana, Paulo Freire e as propostas curriculares estaduais do Paraná na educação matemática sob a ótica da análise de discurso
(2023)
Resumo: Em meio aos impasses existentes entre as concepções de ensino tradicional e as diversas possibilidades pedagógicas, a presente pesquisa se configura como uma abordagem das teorias críticas nas pesquisas em Educação ...
Saberes matemáticos presentes nas práticas socioculturais da Cantaria do Distrito de Borda do Campo
(2022)
Resumo: Esta pesquisa teve o objetivo de registrar os saberes matemáticos presentes na prática sociocultural da Cantaria do distrito de Borda do Campo – Quatro Barras/PR. Para tanto, foram entrevistados dois canteiros/artistas, ...
Percepções manifestas em pesquisas brasileiras sobre aprendizagem matemática em situação de jogo
(2022)
Resumo: A inquietação em torno da aprendizagem matemática em sala de aula utilizando-se de jogos com alunos do ensino fundamental II conduziu à proposta desta pesquisa. Para tanto se definiu como problema de pesquisa: O ...
Frações contínuas : uma leitura atualizada
(2019)
Resumo: O objetivo principal desta exposição e fornecer ao professor de matemática, considerando o aprendizado no Ensino Medio, maior envolvimento no estudo das frações contínuas. Alguns temas matematicos, geralmente ...
O projeto de lego robótica da rede municipal de educação e o ensino de matemática à luz da teoria histórico-cultural
(2020)
Resumo: A pesquisa teve como foco o projeto de LEGO Robótica desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Curitiba em decorrência das vivências da pesquisadora como técnica em um projeto da rede durante quase seis ...
O diálogo entre a geometria e a agroecologia no desenvolvimento do pensamento geométrico agroecológico no 6° ano do ensino fundamental
(2020)
Resumo: A geometria é um campo da matemática que comumente fascina por sua beleza e harmonia e pode servir para despertar o interesse do aluno para o conhecimento matemático. A educação matemática aliada à educação do campo ...
Modelo de viga de Levinson-Bickford : resultados de existência, unicidade de soluções teóricas e análise de erro para soluções numéricas aproximadas
(2018)
Resumo: Neste trabalho sao obtidos resultados sobre existencia e unicidade de soluções dos seguintes problemas relacionados ao modelo de viga de Levinson-Bickford: a) Vibrações Forçadas; b) Flexao Estocastica. Para o ...
Formação inicial de professores multidisciplinares que ensinam matemática e resolução de problemas : concepções e práticas docentes
(2020)
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar os reflexos das concepções declaradas de uma Professora Multidisciplinar em Formação Inicial sobre Resolução de Problemas em sua prática docente no ensino de Matemática ...
Percepções dos estudantes do sexto ano do ensino fundamental sobre a aprendizagem matemática por meio de estratégias gamificadas e dos games
(2021)
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar se o uso de estratégias gamificadas por meio do uso de games pode engajar os alunos e despertar o interesse para a aprendizagem de conceitos matemáticos. Em virtude ...