Search
Now showing items 1-10 of 66
O movimento das reformas curriculares da licenciatura em matemática na Universidade Federal do Paraná : algumas referências ao conhecimento pedagógico do conteúdo
(2007)
Resumo: Acompanhando a preocupação crescente entre os pesquisadores em Educação Matemática em discutir as especificidades dos cursos de Licenciatura em Matemática em relação à formação pedagógica dos professores para o ...
A representação gráfica como recurso didático na educação matemática para a resolução de problemas aritméticos
(2019)
Resumo: O presente estudo insere-se na linha de pesquisa Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná. Tem como ...
Contribuições do ensino da matemática por meio da resolução de problemas contextualizados nos anos iniciais do ensino fundamental
(2018)
Resumo: O presente estudo teve como objetivo investigar como problemas matemáticos contextualizados, que estabeleçam relações com interesses dos alunos, podem instigar a mobilização de conhecimento, a elaboração de estratégias ...
Aprendizagem com a metodologia da modelagem matemática : com a voz os estudantes
(2018)
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar como os estudantes da terceira série do Ensino Médio, de uma escola pública do município de Tunas do Paraná, percebem a Modelagem Matemática para sua aprendizagem. A ...
Prática de ensino na perspectiva de professores de estágio curricular supervisionado de matemática
(2010)
Resumo: Com esta pesquisa procuro desvelar como professores de Estágio Curricular Supervisionado de Matemática entendem prática de ensino a partir das atividades que elaboram e desenvolvem em disciplinas de Estágio Curricular ...
Resolução de exercícios aritméticos e memória de trabalho
(2005)
Resumo: Este estudo teve como objetivo correlacionar o desempenho na resolução de exercícios aritméticos com tarefas envolvendo memória de trabalho em alunos de sexta série do Ensino Fundamental da cidade de Curitiba. ...
Educação matemática inclusiva : o material didático na perspectiva do desenho universal para área visual
(2019)
Resumo: O presente trabalho está inserido na linha de pesquisa Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica. Tem como objetivo de estudo analisar a utilização de um material manipulável tátil na perspectiva do Desenho ...
Possibilidades para "ver o invisível" nas representações tridimensionais nos livros didáticos de matemática
(2010)
Resumo: Este trabalho teve por objetivo verificar como o espaço tem sido representado nos livros didáticos. Isto foi feito através da análise das representações tridimensionais exibidas em seu desenvolvimento, investigando ...
Filmar, assistir e problematizar : contribuições para a aprendizagem da matemática
(2019)
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar as contribuições da prática de filmar, assistir e problematizar situações vivenciadas durante o desenvolvimento de jogos para a aprendizagem de cálculos matemáticos em uma turma ...
Modelagem matemática com crianças de 5 e 6 anos no município de Pinhais - PR
(2019)
Resumo: Este trabalho aborda a Modelagem Matemática desenvolvida em uma turma de Educação Infantil na perspectiva da Educação Matemática conforme Burak (1992). Teve como objetivo analisar as contribuições da Modelagem ...