Search
Now showing items 1-10 of 42
O que é ser criança e viver a infância na escola : uma análise da transiçao da educaçao infantil para o ensino fundamental numa escola municipal de Curitiba
(2008)
Resumo: O presente trabalho buscou compreender o que é ser criança e viver a infância na escola. Os sujeitos da pesquisa foram crianças de idade entre cinco e seis anos, que freqüentavam uma turma do primeiro ano do ensino ...
Narrativa pedagógica de um professor de história utilizando gamificação
(2020)
Resumo: A presente pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa - Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica. Tem como objeto de pesquisa a análise da prática pedagógica não apenas enquanto processos de ensino e ...
Rememoração de estudantes negros(as) do ensino fundamental sobre personagens negros em livros didáticos
(2019)
Resumo: Com a intensificação das discussões sobre a representação da população negra nos Livros Didáticos após a década de 1950, várias produções acadêmicas tiveram um olhar mais apreensivo ao analisar o racismo no espaço ...
A representação gráfica como recurso didático na educação matemática para a resolução de problemas aritméticos
(2019)
Resumo: O presente estudo insere-se na linha de pesquisa Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica do Programa de Pós-graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná. Tem como ...
A arte visual africana e afro-brasileira na educação básica : apropriações e significados no ensino de arte
(2019)
Resumo: O presente trabalho verificou apropriações para a arte africana e afro-brasileira utilizadas no ensino de Arte no município de Curitiba, considerando a lei 10.639/2003 e as diretrizes estabelecidas pelo Parecer ...
Contribuições do ensino da matemática por meio da resolução de problemas contextualizados nos anos iniciais do ensino fundamental
(2018)
Resumo: O presente estudo teve como objetivo investigar como problemas matemáticos contextualizados, que estabeleçam relações com interesses dos alunos, podem instigar a mobilização de conhecimento, a elaboração de estratégias ...
Tecnologia educacional e reificação : uma abordagem crítica a partir de Marx e Lukács
(2013)
Resumo: O objetivo dessa pesquisa foi o de "Investigar os processos de reificação e superação no desenvolvimento da tecnologia educacional na escola de Ensino Fundamental" e o problema de pesquisa: Como a escola de Ensino ...
Processos de escolha de livros didáticos em escolas de assentamento : diálogos e tensões
(2016)
Resumo: Apresenta resultados da investigação sobre processos de escolha dos Livros Didáticos do PNLD Campo por educadores de escolas do campo localizadas em Assentamentos da Reforma Agrária. Assume as concepções de Educação ...
Livros didáticos de história e experiência cultural dos alunos : estudo em uma Escola de Campo.
(2010)
Resumo: Apresenta resultados de investigação sobre manuais didáticos de História utilizados em uma Escola do Campo localizada no Município de Araucária, Paraná, pela professora e pelos alunos do 4.o ano do Ensino Fundamental, ...
O papel da consciência morfológica no desempenho em compreensão da leitura
(2016)
Resumo: Este estudo investigou as relações entre as habilidades metamorfológicas, relativas à morfologia derivacional e flexional e o desempenho dos participantes em provas de compreensão da leitura. Para tanto, realizou-se ...