Search
Now showing items 1-10 of 44
Laboratório de ensino e aprendizagem em Matemática : as razões de sua necessidade
(1983)
Resumo: Muito se tem dito sobre as deficiências do ensino da matemática em vários países e em todos os níveis. A partir destas evidencias, pode-se afirmar:1- existem deficiências no processo ensino-aprendizagem da matemática ...
A solução de problemas de produto de medidas de crianças da 3S série do ensino fundamental e a intervenção do professor
(2006)
Resumo: Trata-se de um estudo exploratório, de natureza qualitativa, que examina o processo de aprendizagem de crianças, das estruturas multiplicativas, conforme as proposições de Vergnaud sobre campos conceituais. Descreve ...
Adaptações no ensino de matemática : uma análise da prática dos educadores do campo
(2006)
Resumo: A forma como percebemos e compreendemos os conceitos revela informaçoes sobre a natureza dos significados produzidos. Partindo desta consideraçao, com a finalidade de conhecer as diferentes formas de perceber o ...
Perspectivas e limites do uso de material didático manipulável na visão de professores de matemática do ensino médio
(2000)
Resumo: Tendo como objetivo investigar como professores de matemática do ensino médio se manifestam a respeito do uso de materiais didáticos manipuláveis, no presente trabalho observamos e descrevemos dois sujeitos, ...
Alfabetização matemática
(2010-03-09)
O movimento das reformas curriculares da licenciatura em matemática na Universidade Federal do Paraná : algumas referências ao conhecimento pedagógico do conteúdo
(2007)
Resumo: Acompanhando a preocupação crescente entre os pesquisadores em Educação Matemática em discutir as especificidades dos cursos de Licenciatura em Matemática em relação à formação pedagógica dos professores para o ...
Resolução de exercícios aritméticos e memória de trabalho
(2005)
Resumo: Este estudo teve como objetivo correlacionar o desempenho na resolução de exercícios aritméticos com tarefas envolvendo memória de trabalho em alunos de sexta série do Ensino Fundamental da cidade de Curitiba. ...
Geometrias não euclidianas na formação inicial do professor de matemática : o que dizem os formadores
(2011)
Resumo: A inclusão de conteúdos de Geometrias não Euclidianas no currículo da Matemática escolar tem sido tema de discussões entre professores de Matemática dos vários níveis, resultando em orientações curriculares que ...
Modelagem matemática no cárcere
(2005)
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo verificar a possibilidade de trabalhar a Modelagem Matemática junto aos alunos detentos do Sistema Penitenciário do Paraná, na cidade de Curitiba e região metropolitana. A pesquisa ...