Buscar
Itens para a visualização no momento 1-10 of 60
The emergence of hybrid markets from urban innovations : the case of the bus rapid transit market in Curitiba, Brazil
(2020)
Resumo: O objetivo desta tese de doutorado é entender como mercados híbridos (mercados influenciados por múltiplas lógicas institucionais em seus quatro elementos componentes, ou seja, alocação de recursos e infraestrutura ...
Understandings stakeholders' justifications : the case of cell-based meat innovation
(2021)
Resumo: A carne celular (CBM) é uma inovação emergente que cultiva células animais em um biorreator, sem recorrer ao abate de animais. Tal inovação disruptiva está embutida em um contexto de incerteza e ambiguidade onde ...
O impacto da complementaridade da orientação para o serviço dominante e da orientação para o mercado responsiva e proativa no desempenho de marca em um contexto B2B
(2020)
Resumo: As empresas no contexto B2B, em geral, são empresas que tardam a enxergar a importância do desempenho de marca pois buscam resultados de curto prazo. Contudo, é sabido que por ser um mercado com pouca elasticidade ...
O papel mediador das capacidades de marketing na relação entre inovatividade e desempenho organizacional
(2021)
Resumo: O presente estudo teve como objetivo verificar o papel mediador das capacidades de marketing na relação entre inovatividade e desempenho organizacional em pequenas e médias empresas. Para tanto, foram analisados ...
O fracasso de startups e a consistência dinâmica de seus modelos de negócios
(2020)
Resumo: O objetivo desta pesquisa é identificar como o fracasso de startups está associado à consistência dinâmica de seus modelos de negócios. Startups são empresas iniciais normalmente baseadas em tecnologia, construídas ...
Lógicas institucionais e o sensemaking nas práticas organizativas de economia de base tecnológica : o caso de uma fintech
(2020)
Resumo: O ambiente de negócios nos tempos atuais se caracteriza pela constante transformação que decorre, sobretudo, do desenvolvimento tecnológico. A tecnologia em uso tem a capacidade de modificar valores e práticas na ...
Financiamento público à inovação : análise do impacto sobre os resultados da inovação e no desempenho das empresas financiadas com recursos do programa inovacred da FINEP
(2020)
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar como o financiamento público à inovação, na modalidade reembolsável, impacta nos resultados relativos à inovação e no desempenho das empresas financiadas. Para alcançar esse ...
Pressões institucionais e a participação de instituições de ensino superior brasileiras em rankings de sustentabilidade
(2021)
Resumo: O agravamento das crises ambientais e sociais em todo mundo demanda a atenção das universidades para contribuir com a sustentabilidade do planeta. Nesse cenário, diversas pressões institucionais têm desencadeado ...
Transparência nas estratégias opt-in marketing : a influência do cálculo de privacidade e da conveniência na intenção de compra online
(2021)
Resumo: A consolidação de formas digitais de consumo em virtude da pandemia de Corona vírus deixou mais evidente as preocupações do consumidor com a privacidade de dados no ambiente digital de consumo. Pressões regulatórias ...
Ideologia e meritocracia nas organizações : uma análise de conteúdo dos manuais didáticos dos principais cursos de graduação em administração no Brasil
(2020)
Resumo: A pesquisa aborda o conteúdo ideológico dos manuais didáticos mais utilizados no ensino de gestão de pessoas das principais universidades brasileiras. Para tanto, foi realizada uma revisão teórica das conceituações ...