Search
Now showing items 1-10 of 22
É possível aprender a escrever textos narrativos no 3º ano do ensino fundamental?
(2013)
Resumo: o presente estudo procurou responder a questão de como as crianças do 3° ano do ensino fundamental podem aprender a produzir textos narrativos em uma proposta de intervenção. O objetivo principal era avaliar o ...
O livro didático público de educação física para o ensino médio do Estado do Paraná : uma proposta marxista?
(2014)
Resumo: A organização do trabalho didático da Educação Física escolar e seus instrumentos didáticos nas últimas décadas instigaram os professores que atuam na escola. É fato também que a aproximação dos pesquisadores da ...
Representações sociais sobre ser alfabetizadora no contexto da proposta de ensino de 9 anos em União da Vitória : ancoragens para novas lógicas e práticas
(2014)
Resumo: O presente trabalho investiga as representações sociais sobre ser professor alfabetizador e sua correspondência nas práticas de alfabetizadoras, no contexto de implantação da Nova Proposta de Ensino de Nove Anos, ...
Práticas docentes e cultura digital : redimensionamentos de processos pedagógicos na escola contemporânea
(2014)
Resumo: O presente trabalho objetivou investigar a presença e influência da cultura digital na prática docente de um grupo de oito professores do município de Curitiba/PR. Insere-se no conjunto de pesquisas que investiga ...
As práticas dos professores universitários e o uso de ambiente virtual de aprendizagem
(2014)
Resumo: O presente estudo teve como tema a prática do professor universitário e o uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). A investigação procurou responder: de que forma a utilização do AVA vem reconfigurando a ...
Do drama ao jogo : a compreensão de docentes da pequena infância sobre o jogo dramático
(2013)
Resumo: A presente pesquisa buscou analisar, para conhecer a compreensão de Jogo Dramático nos dizeres de docentes que atuam na educação infantil. A abordagem teórica foi a Histórico-Cultural e para isso utilizei os estudos ...
Identidade do pedagogo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na escola pública
(2015)
Resumo: A presente pesquisa teve como tema a identidade do pedagogo escolar. Este estudo procurou responder a seguinte questão: Qual é a identidade do pedagogo atuante na escola pública nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? ...
Projeto um computador por aluno em Araucária-UCAA : investigando a prática dos professores
(2013)
Resumo: Esta pesquisa apresenta os resultados obtidos em uma investigação com abordagem qualitativa cuja metodologia se pauta em Lüdke e André (1986), Flick (2004), Lankshear e Knobel (2008), Gamboa (2000), entre outros. ...
O professor em ação dramática na educação infantil : um estudo com professores da rede municipal de ensino de Curitiba - Paraná
(2013)
Resumo: Este estudo dedicou-se a investigar quais saberes mobilizam a ação dramática de professores que atuam na Educação Infantil. Os referenciais teóricos utilizados foram Courtney (2010), Nóvoa (1979, 1989), Slade (1978), ...
Perfil profissional e condições do trabalho docente : um estudo sobre os professores dos anos da RME de Curitiba
(2011)
Resumo: Este trabalho situa-se no âmbito das políticas educacionais, em especial sobre as que tratam do perfil profissional e das condições de trabalho dos docentes. Diante disso, consideram-se, para efeitos de estudo e ...