Search
Now showing items 1-10 of 27
Práticas docentes no ensino de física moderna e contemporânea : entre tradições e inovações
(2011)
Resumo: A importância da abordagem de temas de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Médio (EM) é consenso entre o professores e pesquisadores da área de ensino de Física, com reflexos inclusive nas orientações ...
O livro didático público de educação física para o ensino médio do Estado do Paraná : uma proposta marxista?
(2014)
Resumo: A organização do trabalho didático da Educação Física escolar e seus instrumentos didáticos nas últimas décadas instigaram os professores que atuam na escola. É fato também que a aproximação dos pesquisadores da ...
Metodologias pedagógicas inovadoras, crenças e concepções no trabalho docente dialógico : elementos revelados na prática-teoria-prática da educação básica
(2020)
Resumo: A dissertação integra a linha de pesquisa Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica do Programa de Mestrado em Educação, da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem como objetivo analisar como se constituem ...
Aprendizagem filosófica a partir do uso de textos filosóficos nas aulas de Filosofia no ensino médio
(2013)
Resumo: A aprovação, em 2008, da Filosofia como disciplina obrigatória no currículo das séries finais da Educação Básica, coloca o seu ensino, as pesquisas e os debates acerca do mesmo num outro patamar: o da legitimação ...
Trabalha e teima, e lima, e sofre, e sua : letramento literário no ensino fundamental
(2018)
Resumo: Este trabalho, traz por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo pesquisaação, a análise do processo de letramento literário em três turmas de 6o ano de uma escola pública de Curitiba. A fundamentação ...
Resolução de problemas de divisão : esquemas utilizados por estudantes de um terceiro ano do ensino fundamental de Curitiba
(2018)
Resumo: O trabalho tem como base a Teoria dos Campos Conceituais proposta por Gérard Vergnaud e tem como objetivo analisar as contribuições de uma intervenção pedagógica para a modificação dos esquemas de resolução de ...
O escrito e o praticado no currícilo de ciências : um estudo da relação de professores de ciências com as diretrizes curriculares de ciências do Estado do Paraná
(2013)
Resumo: Foram investigadas as influências que as Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para a Rede Estadual de Ensino (DCO - 2008) têm exercido sobre a prática pedagógica dos docentes que trabalham com a ...
A relação teoria e prática no trabalho pedagógico do professor de inglês : um estudo na rede estadual de ensino do Paraná
(1992)
Resumo: O presente estudo analisa o processo de elaboração, implantação e grau de penetração da proposta pedagógica do Currículo Básico para a Escola Pública do Estado do Paraná/90, no trabalho escolar do professor de ...
A educação infantil e o ensino fundamental de nove anos nas vozes de crianças e na organização do trabalho pedagógico de duas instituições de Curitiba - PR
(2012)
Resumo: A ampliação do Ensino Fundamental para nove anos de duração e a consequente inclusão de crianças de seis anos - no caso do Paraná, antes mesmo dessa idade - na segunda etapa da Educação Básica suscitou o debate ...
Currículo do ensino médio e da educação profissional do PROEJA do IFPR
(2020)
Resumo: Esta investigação se insere na linha de pesquisa Formação da Docência e Fundamentos da Prática Educativa, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal ...