Search
Now showing items 1-10 of 20
Representações sociais sobre ser alfabetizadora no contexto da proposta de ensino de 9 anos em União da Vitória : ancoragens para novas lógicas e práticas
(2014)
Resumo: O presente trabalho investiga as representações sociais sobre ser professor alfabetizador e sua correspondência nas práticas de alfabetizadoras, no contexto de implantação da Nova Proposta de Ensino de Nove Anos, ...
O habitus dos professores formadores dos cursos de licenciatura em química, nos institutos federais de educação em Santa Catarina, e a constituição da prática como componente curricular
(2021)
Resumo: O objeto de pesquisa desta tese é a Prática como Componente Curricular nos cursos de Licenciatura em Química, ofertados nos Institutos Federais de Santa Catarina. A partir do referencial teórico-metodológico ...
A constituição da disciplina prática pedagógica B na formação de pedagogos e professores nas séries iniciais do ensino fundamental na Universidade Federal do Paraná (1980-2010)
(2014)
Resumo: Analisa a constituição do código disciplinar da disciplina Prática Pedagógica B: Estágio em Docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental (PPB) no curso de Pedagogia da UFPR, entre 1980 e 2010. Realiza busca na ...
A educação em tempo integral de Curitiba - organização do trabalho pedagógico nas práticas educativas e a influência do programa mais educação
(2016)
Resumo: A presente dissertação foi construída a partir da pesquisa realizada em Centros de Educação Integral (CEI), do município de Curitiba. Teve como objetivo identificar, mapear e caracterizar experiências metodológicas ...
A disciplina educação moral e cívica no curso normal do Colégio Martinus (1969-1978) : diálogos e representações
(2017)
Resumo: Devido ao fato de ter sido criado em Curitiba-PR, por imigrantes alemães e alguns de seus descendentes, o Colégio Martinus se reconhece como uma instituição evangélico-luterana. Esse caráter confessional foi o ...
Os três momentos pedagógicos no estágio de docência da licenciatura em fisica : apropriação e tangenciamentos com a dinâmica cultural na escola
(2022)
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar de que maneira licenciandos em Física se apropriam dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) (Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento) ...
A ação da ocitocina na relação socioafetiva dos professores
(2021)
Resumo: O presente trabalho pretende analisar a atuação dos influenciadores neuroendócrinos, em especial, da ocitocina nas trocas sociais e afetivas entre professor e alunos, na prática pedagógica escolar. Destacam-se as ...
A organização do trabalho pedagógico no cotidiano das figurações escolares
(2021)
Resumo: O objetivo dessa investigação é problematizar o campo da organização do trabalho pedagógico na escola pública, no contexto de atuação do pedagogo, analisando o dispositivo pedagógico nos processos de escolarização. ...
Por uma educação filosófica : o sentido e o lugar do método filosófico no planejamento dos conteúdos das aulas de filosofia no ensino médio
(2014)
Resumo: A intenção presente no decorrer desta tese visa discutir a questão dos métodos e metodologias para o ensino de Filosofia na modalidade Ensino Médio a partir da própria Filosofia, tendo presente o alicerce teórico ...
Avaliação e ensino de história : possibilidades e limites para a educação histórica
(2021)
Resumo: Este trabalho discute o modo como a avaliação foi constituída no ensino de História no Brasil tendo como referência os pressupostos teóricos da Educação Histórica. Para essa discussão foi realizada uma investigação ...