Search
Now showing items 1-10 of 84
Tarefas investigativas de matemática : uma análise de tres alunas de 8ª série do ensino fundamental
(2006)
Resumo: Este trabalho buscou conhecer como três alunas de 8a série do Ensino Fundamental envolvem-se em atividades investigativas de Matemática, sendo que estas alunas não estavam habituadas a trabalhar neste tipo de ...
A solução de problemas de produto de medidas de crianças da 3S série do ensino fundamental e a intervenção do professor
(2006)
Resumo: Trata-se de um estudo exploratório, de natureza qualitativa, que examina o processo de aprendizagem de crianças, das estruturas multiplicativas, conforme as proposições de Vergnaud sobre campos conceituais. Descreve ...
Possíveis dimensões complexas e transdisciplinares da formação do professor-formador
(2021)
Resumo: Esta pesquisa aborda como temática central a autoformação, a ecoformação e a auto-ecoorganização na formação do professor-formador de professores que ensinam Matemática. O princípio epistemológico que norteia o ...
Laboratório de educação matemática : possibilidade para prática pedagógica transdisciplinar na formação docente
(2021)
Resumo: Esta pesquisa qualitativa, exploratória e de natureza aplicada tem como objetivo elaborar diretrizes para a criação de uma proposta didático-pedagógica para implantação de um Laboratório de Educação Matemática no ...
Grandezas e medidas : representaçoes sociais de professores do ensino fundamental
(2008)
Resumo : O estudo procura identificar representações sociais de professores do ensino fundamental com respeito a um conteúdo específico da matemática: grandezas e medidas. A investigação busca a existência de diferenças e ...
Algoritmos : uma perspectiva de professores de quarta e quinta séries do ensino fundamental
(2010)
Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar as relações entre o que o professor diz ser importante para o ensino das quatro operações fundamentais e aquilo que ele diz ensinar destas operações, identificando se há ...
Relações de uma professora com seus estudantes com deficiência intelectual : permitindo o novo brotar na prática docente em matemática
(2021)
Resumo: Esta pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, investigou ocorrências que permeiam a prática docente em matemática de uma professora com uma turma de seis estudantes com Deficiência Intelectual (DI), nos níveis ...
Relações de poder e educação matemática : horizontes para uma filosofia da educação matemática
(2004)
Resumo: O presente estudo tem como objetivo principal investigar e analisar os micro-mecanismos específicos de ocorrência de relações assimétricas de poder no âmbito da Educação Matemática. Procura ainda apontar a autogestão ...