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A coleção Educação Artística no contexto da Lei nº 5.692/71 : entre as prescrições legais e as práticas editoriais
(2015)
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo analisar as relações entre as prescrições legais e as efetivas escolhas editoriais em livros didáticos publicados no período da Lei Federal nº 5.692/71, a qual inaugurou a ...
Relações raciais no livro didático público do Paraná
(2011)
Resumo: Nesta dissertação foi analisado o Livro Didático Público – Folhas, que foi uma Política Pública do Estado do Paraná. A pesquisa tanto utilizou-se do conceito de ideologia e da metodologia da Hermenêutica de ...
Relações professor e livro didático de alfabetização
(2009)
Resumo: Investigação desenvolvida com objetivo de analisar e discutir as relações entre professores e livros didáticos de alfabetização, em que se prioriza a compreensão dos significados que os professores atribuem ao livro ...
Os gêneros discursivos digitais no livro didático de Língua Portuguesa : um possível campo de hibridação
(2017)
Resumo: Este estudo apresenta uma análise dos gêneros discursivos digitais do livro didático de língua portuguesa Jornadas.port e as orientações dadas ao professor para o trabalho com tais gêneros. A questão norteadora ...
O gênero notícia no livro didático de português
(2006)
Resumo: A presente pesquisa tem como objeto os livros de português aprovados no 1º Programa Nacional do Livro Didático de Ensino Médio (PNLEM) e que se pautam pela exploração da leitura e produção de diferentes gêneros ...
Um lixo valioso : a circulação de livros didáticos fora do espaço escolar após o período do uso
(2020)
Resumo: Pesquisa sobre os destinos dos livros didáticos após o prazo de utilização estipulado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e novas formas de utilização desse material. Insere-se entre os estudos desenvolvidos ...
A escolha do livro didático de espanhol pelos professores da rede pública do estado do Paraná, a partir de uma perspectiva cultural
(2018)
Resumo: A pesquisa tem como objeto de análise o discurso de professores de espanhol da rede pública de ensino do Paraná a respeito da escolha do livro didático para integrar seu trabalho em sala de aula. Com base nas ...
A perspectiva do alfabetizar letrando nos livros didáticos de alfabetização do Programa Nacional do Livro Didático (1996-2019) : relações entre as culturas político-institucional e acadêmica
(2020)
Resumo: Pesquisa sobre as relações entre as culturas acadêmica e político-institucional na produção de livros didáticos de alfabetização na perspectiva alfabetizar letrando, temática que se articula aos estudos do Núcleo ...
O uso do livro didático de história nas séries iniciais do ensino fundamental : a relação dos professores com os conceitos presentes nos manuais
(2009)
Resumo: Apresenta resultados de investigação sobre o uso do livro didático de História por professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa teve por objetivo conhecer e analisar as relações dos professores ...