Search
Now showing items 1-10 of 40
Avaliação e ensino de história : possibilidades e limites para a educação histórica
(2021)
Resumo: Este trabalho discute o modo como a avaliação foi constituída no ensino de História no Brasil tendo como referência os pressupostos teóricos da Educação Histórica. Para essa discussão foi realizada uma investigação ...
Lembrança, interesse e história substantiva : significados do ensino e aprendizagem da história para os sujeitos da educação de jovens e adultos
(2009)
Resumo: Esta é uma pesquisa educacional sobre o significado que os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos conferem ao conhecimento histórico. Tomando como referência as perspectivas da pesquisa qualitativa em educação, ...
Educação histórica e religião : aproximações a partir de um estudo da consciência histórica de jovens alunos
(2011)
Resumo: Este trabalho discute questões teóricas no campo do ensino de história através de um estudo em um caso específico de uma escola confessional particular na cidade de Curitiba. Fundamentando-se nos argumentos da ...
História local como um pressuposto epistemológico da didática da história : um estudo a partir da perspectiva da educação histórica
(2019)
Resumo: Esta investigação tem por objetivo entender como a História Local está presente no ensino de História no Brasil e quais concepções de aprendizagem norteiam tal presença. De cunho qualitativo, apoia-se no referencial ...
A intersubjetividade e a verdade na aprendizagem histórica de jovens estudantes a partir das histórias em quadrinhos
(2012)
Resumo: Esta pesquisa se insere no campo de investigacao da Educacao Historica, na qual seus professores pesquisadores pretendem compreender como se forma a cognicao historica situada dos sujeitos em contexto de escolarizacao ...
Educação histórica e patrimônio cultural para o ensino de história dos anos iniciais
(2021)
Resumo: Neste trabalho buscamos compreender de que maneira é visto o patrimônio cultural em diferentes documentos oficiais para o ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental, para isso, são apresentadas ...
O ensino de história na revista Nova Escola (1986-2002) : cultura mediática, currículo e ação docente
(2009)
Resumo: O objetivo do presente trabalho é analisar como a revista Nova Escola elabora seu próprio modelo curricular, em época de transição paradigmática do ensino de história – considerando o recorte temporal de 1986 a ...
A significância do passado para professores de história
(2013)
Resumo: Investigação sobre as relações existentes entre o conceito denominado de segunda ordem, significância histórica e o de passado. A pesquisa parte do pressuposto de que os professores são sujeitos importantes dentro ...
A criança e a relação com o conhecimento : a aprendizagem histórica na educação infantil
(2019)
Resumo: Nesse trabalho foi investigada como a questão da aprendizagem histórica de crianças da Educação Infantil vem sendo pensada no Brasil do ponto de vista científico e em artefatos da cultura escolar, representados por ...
Currículo, cultura histórica e cultura escolar na construção estética da aula
(2019)
Resumo: O presente trabalho caminha em direção às discussões sobre o campo curricular, ultrapassando abordagens essencialmente técnicas, burocráticas e de conteúdo do currículo. A direção empreendida vai ao encontro das ...