Search
Now showing items 1-10 of 33
A construção do conceito de campo elétrico : da ciência física à física escolar
(2006)
Resumo: Este trabalho desenvolve um estudo sobre a constituição do conceito de campo elétrico no âmbito da Ciência Física e da Física Escolar, tendo como objetivo a realização de uma análise de como foi constituído e como ...
O livro didático de física e a formação de professores : passos e descompassos
(2013)
Resumo: São investigadas as orientações e discussões sobre o livro didático de Física estabelecidas nos cursos de licenciatura em Física de universidades e institutos federais de educação científica e tecnológica do Sul ...
Os sentidos da prática docente : um estudo com futuros professores de física
(2012)
Resumo: A presente investigação foi realizada em um curso de licenciatura em física visando compreender algumas dimensões dos processos de produção e de manifestação de sentidos. Para isto adentramos no Estágio Supervisionado ...
Os três momentos pedagógicos no estágio de docência da licenciatura em fisica : apropriação e tangenciamentos com a dinâmica cultural na escola
(2022)
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar de que maneira licenciandos em Física se apropriam dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) (Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento) ...
Do livro didático de física do ensino superior ao do ensino médio : influências, aproximações e afastamentos
(2018)
Resumo: O presente trabalho teve por finalidade analisar a concepção de ensino e a função dos livros didáticos de Física utilizados no Ensino Superior e no Ensino Médio, assim como a influência exercida pelo livro didático ...
Entre a tradição e a ressignificação da física escolar : a história da ciência presente nos livros didáticos de física do PNLD
(2019)
Resumo Os estudos em Manualística e em História das Disciplinas Escolares têm destacado a importância que o livro didático assume para a compreensão histórica da trajetória das disciplinas escolares. Com base em princípios ...
As concepções de licenciandos sobre as tecnologias da informação e comunicação no ensino de física, no estágio de docência
(2019)
Resumo: Esta investigação qualitativa tem como objetivo analisar as concepções dos licenciandos de Física acerca do uso de TIC em atividades de docência no período do estágio. A pesquisa foi realizada com três licenciandos ...
O livro didático de física e a produção do currículo real : aproximações etnográficas da atuação de uma docente
(2018)
Resumo: Apresentam-se resultados de uma pesquisa que teve como objetivo identificar as influências que o livro didático exerce no planejamento do currículo e na prática de uma professora de Física do Ensino Médio e como ...
Práticas docentes no ensino de física moderna e contemporânea : entre tradições e inovações
(2011)
Resumo: A importância da abordagem de temas de Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Médio (EM) é consenso entre o professores e pesquisadores da área de ensino de Física, com reflexos inclusive nas orientações ...
Argumentação dialogada no ensino e aprendizagem de física : perspectivas de professores do ensino médio
(2020)
Resumo: Estudamos a relação entre a argumentação dialogada e o processo de construção de significados acerca de conhecimentos científicos a partir do ponto de vista de professores de Física do Ensino Médio, considerando ...