Search
Now showing items 1-10 of 35
Educação híbrida na formação de professores : contribuições e implicações das pesquisas acadêmicas brasileiras a partir de dois estudos de revisão
(2021)
Resumo: A pesquisa desenvolvida nesta dissertação investigou a Educação Híbrida nos processos formativos de professores no contexto da formação docente no Brasil a partir da seguinte indagação: Quais as contribuições e ...
Canvas 2P : uma ferramenta de planejamento para o ensino híbrido enriquecido com metodologias ativas
(2022)
Resumo: O presente estudo teve como objetivo avaliar a ferramenta Canvas 2P como estratégia auxiliar no planejamento didático do Ensino Híbrido enriquecido com Metodologias Ativas para o Ensino Superior. Neste sentido, a ...
Concepções de estudantes sobre os projetos de aprendizagem no ensino superior
(2009)
Resumo: O presente estudo investiga as concepções de estudantes do ensino superior sobre a inserção dos Projetos de Aprendizagem (PAs) na sua formação. Participaram quarenta acadêmicos da Universidade Federal do Paraná – ...
Acesso e permanência na UFPR : uma análise da política de assistência estudantil (2010-2014)
(2016)
Resumo: Este trabalho é o resultado do envolvimento da autora com o objeto de pesquisa, caracterizado como a política de assistência estudantil da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para permanência do estudante de ...
O conservadorismo moderno na estruturação do projeto da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1910-1950)
(2017)
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo compreender de que maneira o pensamento e as práticas que associam conservadorismo e modernidade fizeram parte do contexto de criação da Escola de Música e Belas Artes do Paraná. ...
A construção da concepção de avaliação da aprendizagem em professores universitários : o caso dos coordenadores dos cursos de formação de profissionais da educação da Universidade Federal do Paraná
(2004)
Resumo: O presente estudo trata do processo de construção da concepção de avaliação da aprendizagem em professores universitários, especificamente dos coordenadores de cursos de formação de profissionais da educação ...
A discriminação entre surdes e formas de apoio social no contexto do ensino superior
(2022)
Resumo: Esta pesquisa, intitulada: "A discriminação entre surdes e formas de apoio social no contexto do ensino superior", tem por objetivo examinar as percepções da discriminação entre estudantes surdes universitários ...
Educação bilíngue de estudantes surdos no ensino superior em tempos de pandemia
(2022)
Resumo: A pandemia da COVID-19, entre 2020 e 2022, foi/é um problema de ordem mundial, que tem gerado grandes consequências em diversas esferas sociais, repercutindo na política, na economia, na cultura, na comunicação e ...
Diálogos com Morin e Vigotski : uma contribuição para estratégias imaginativas na universidade
(2022)
Resumo: O objetivo do estudo foi estabelecer um diálogo com Edgar Morin e Lev Seminovitch Vigotski acerca do tema da imaginação com vistas a erigir contribuições para estratégias imaginativas na universidade. Para essa ...
Práticas desenvolvidas na UFPR em relação aos universitários indígenas : entre a igualdade e a equidade
(2018)
Resumo: A inclusão indígena no ensino superior não é garantida pelo mero acesso a esse espaço. A presente tese discute práticas desenvolvidas na UFPR em relação aos universitários indígenas, articulando-as quanto às suas ...