Search
Now showing items 1-10 of 19
Brasil e Argentina : um estudo comparado das reformas educacionais a partir do Pisa 2000
(2011)
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo comparado entre as reformas educacionais no Brasil e na Argentina, na década de 1990, a partir do Programa Internacional para a Avaliação de Estudantes (PISA). ...
Condições de qualidade das redes municipais de ensino fundamental no Brasil
(2017)
Resumo: O presente estudo teve como objetivo a construção e análise do panorama sobre as condições de qualidade de oferta do Ensino Fundamental no Brasil, com delimitação às informações das escolas de anos iniciais das ...
O professor e qualidade de ensino : uma análise a partir dos resultados do SAEB na escola pública do Paraná
(2009)
Resumo: Esta pesquisa toma como ponto de partida que há necessidade de educação de qualidade para todos, como condição de formação humana, e que esta se dá por meio da transmissão dos conhecimentos e dos elementos culturais ...
Parâmetros e indicadores de qualidade da educação infantil na Rede Municipal de Curitiba : avaliação interna ou externa?
(2019)
Resumo: A presente pesquisa teve como tema o modelo de avaliação da Educação Infantil de Curitiba, proposto e elaborado pela Secretaria Municipal de Educação, que é realizado segundo o documento Parâmetros e Indicadores ...
Identificação, avaliação e atendimento das altas habilidades ou superdotação : uma análise crítica
(2020)
Resumo: Este estudo pretendeu analisar criticamente como ocorre o processo de identificação, avaliação e atendimento educacional especializado ao estudante superdotado e como ele se percebe no contexto escolar e familiar. ...
Avaliação e ensino de história : possibilidades e limites para a educação histórica
(2021)
Resumo: Este trabalho discute o modo como a avaliação foi constituída no ensino de História no Brasil tendo como referência os pressupostos teóricos da Educação Histórica. Para essa discussão foi realizada uma investigação ...
Evidências de efetividade da instrução modular no processo de ensino na disciplina de Administração de Pessoal
(1979)
Resumo: Por que aplicar o enfoque sistémico à instrução? Há pelo menos duas razões: a inadequação das teorias de aprendizagem é um dos fatores que impelem a buscar uma solução para o problema; outra razão é o estado ...
Impressões e significados de gestores e educadores sobre a avaliação do rendimento escolar do componente curricular ciências (1º. ao 5º ano) da Rede Municipal de Ensino de Curitiba
(2015)
Resumo: Atualmente a avaliação do rendimento escolar da educação básica é um tema bastante discutido, especialmente no que concerne às avaliações em larga escala e às ações de políticas educacionais geradas em âmbito ...
Políticas de avaliação da educação escolar brasileira : ensaios dialéticos sobre a literacia matemática no pisa/ocde
(2016)
Resumo: A presente pesquisa, de natureza conceitual e bibliográfica, procurou sistematizar o Campo da Literacia e seu desenvolvimento na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico/OCDE e, finalmente, sua ...