• Login
    Search 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Search
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Search
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Search

    Show Advanced FiltersHide Advanced Filters

    Filters

    Use filters to refine the search results.

    Now showing items 1-10 of 28

    • Sort Options:
    • Relevance
    • Title Asc
    • Title Desc
    • Issue Date Asc
    • Issue Date Desc
    • Results Per Page:
    • 5
    • 10
    • 20
    • 40
    • 60
    • 80
    • 100
    Thumbnail

    O espaço escolar como ambiente alfabetizador 

    Dobranski, Vânia Gusmão (2017)
    Resumo: Essa dissertação apresenta uma investigação de abordagem qualitativa do tipo exploratória. Investigamos como o espaço escolar e sua organização pode se tornar um ambiente alfabetizador. O problema estudado foi: ...
    Thumbnail

    Distintas perspectivas de aquisição da língua escrita e a formação do professor que busca alfabetizar-letrando 

    Sigwalt, Carmen Sá Brito (2013)
    Resumo: Estudo teórico que analisa as diferentes perspectivas de aquisição da linguagem escrita: tradicional, construtivista psicogenética, métodos fônicos e letramento. O referencial de análise é a concepção de alfabetizar ...
    Thumbnail

    O ensino da língua escrita no contraturno : reflexões sobre uma prática pedagógica 

    Souza, Audrey Pietrobelli de (2000)
    Resumo: O presente trabalho teve por objeto de estudo a análise da prática pedagógica de uma professora responsável por uma turma de contra turno de uma escola pública estadual da cidade de Ponta Grossa. Nosso intuito foi ...
    Thumbnail

    Alfabetização em foco : uma análise do método fônico e sua ascenção no cenário nacional 

    Bagatin, Thiago (2012)
    Resumo: O presente trabalho analisa o método fônico de alfabetização tomando como referência a concepção de sujeito e de linguagem do Círculo de Bakhtin e Vygotski. O discurso adotado pelos fonocentristas, por mais que se ...
    Thumbnail

    As mediações docentes na construção da escrita alfabética 

    Basso, Morgana, 1990- (2020)
    Resumo: Nesta dissertação apresenta-se a pesquisa de como os docentes podem organizar mediações para a construção da escrita alfabética. O objetivo geral é analisar o processo de construção do sistema da escrita alfabética ...
    Thumbnail

    Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa : fragmentos da prática em relatos escritos de professoras alfabetizadoras 

    Gonçalves, Marlene de Fátima, 1971- (2018)
    Resumo: O presente estudo teve como foco a análise de 101 relatos de experiência produzidos por professoras Alfabetizadoras participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, sob a coordenação da Universidade ...
    Thumbnail

    Estudo comparativo entre as concepções teóricas e a prática pedagógica de professores alfabetizadores 

    Barbosa, Viviane do Rocio (2008)
    Resumo: Retrata as comparações entre discurso e prática pedagógica alfabetizadora e verifica possíveis convergências e divergências que resultam da análise dos encaminhamentos metodológicos utilizados e da fundamentação ...
    Thumbnail

    Práticas pedagógicas e desempenho escolar de crianças em processo de alfabetização 

    Durigan, Joara Corrêa de Oliveira (2007)
    Resumo : Investiga-se a relação entre diferentes práticas pedagógicas e o desempenho escolar nas habilidades de leitura, escrita e compreensão de crianças em processo de alfabetização. O estudo foi desenvolvido em três ...
    Thumbnail

    Relações professor e livro didático de alfabetização 

    Teixeira, Rosane de Fátima Batista (2009)
    Resumo: Investigação desenvolvida com objetivo de analisar e discutir as relações entre professores e livros didáticos de alfabetização, em que se prioriza a compreensão dos significados que os professores atribuem ao livro ...
    Thumbnail

    Alfabetização e letramentos : condições de produção e noções de sujeito nos estudos da linguagem e ensino de ciências 

    Davel, Marcos Alede Nunes, 1980- (2021)
    Resumo: Esta pesquisa se apoia no aparato teórico-metodológico da Análise de Discurso de linha francesa, tendo suas principais referências em Michel Pêcheux (1997) e Eni P. Orlandi (2011; 2012; 2015), e tem por objetivo ...
    • 1
    • 2
    • 3

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CommunityBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Discover

    Content TypeDissertação (15)Tese (7)Dissertação Digital (4)Tese Digital (2)AuthorTeixeira, Rosane de Fátima Batista (2)Andre, Tamara Cardoso (1)Bagatin, Thiago (1)Barbosa, Viviane do Rocio (1)Basso, Morgana, 1990- (1)Branco, Veronica (1)Branco, Veronica, 1947- (1)Brito, Mary Therezinha Paz (1)Brotto, Ivete Janice de Oliveira (1)Brustulin, Aurea Elizabeth da Costa Scheer (1)... View MoreSubject
    Alfabetização (28)
    Educação (28)
    Dissertações - Educação (7)Letramento (5)Teses (5)Professores alfabetizadores - Formação (3)Redação acadêmica (3)Crianças - Escrita (2)Educação rural (2)Ensino - Conhecimentos e aprendizagem (2)... View MoreDate Issued2020 - 2022 (4)2010 - 2019 (15)2000 - 2009 (6)1990 - 1999 (2)1981 - 1989 (1)Has File(s)Yes (28)

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV