Search
Now showing items 1-10 of 28
O espaço escolar como ambiente alfabetizador
(2017)
Resumo: Essa dissertação apresenta uma investigação de abordagem qualitativa do tipo exploratória. Investigamos como o espaço escolar e sua organização pode se tornar um ambiente alfabetizador. O problema estudado foi: ...
Distintas perspectivas de aquisição da língua escrita e a formação do professor que busca alfabetizar-letrando
(2013)
Resumo: Estudo teórico que analisa as diferentes perspectivas de aquisição da linguagem escrita: tradicional, construtivista psicogenética, métodos fônicos e letramento. O referencial de análise é a concepção de alfabetizar ...
O ensino da língua escrita no contraturno : reflexões sobre uma prática pedagógica
(2000)
Resumo: O presente trabalho teve por objeto de estudo a análise da prática pedagógica de uma professora responsável por uma turma de contra turno de uma escola pública estadual da cidade de Ponta Grossa. Nosso intuito foi ...
Alfabetização em foco : uma análise do método fônico e sua ascenção no cenário nacional
(2012)
Resumo: O presente trabalho analisa o método fônico de alfabetização tomando como referência a concepção de sujeito e de linguagem do Círculo de Bakhtin e Vygotski. O discurso adotado pelos fonocentristas, por mais que se ...
As mediações docentes na construção da escrita alfabética
(2020)
Resumo: Nesta dissertação apresenta-se a pesquisa de como os docentes podem organizar mediações para a construção da escrita alfabética. O objetivo geral é analisar o processo de construção do sistema da escrita alfabética ...
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa : fragmentos da prática em relatos escritos de professoras alfabetizadoras
(2018)
Resumo: O presente estudo teve como foco a análise de 101 relatos de experiência produzidos por professoras Alfabetizadoras participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, sob a coordenação da Universidade ...
Estudo comparativo entre as concepções teóricas e a prática pedagógica de professores alfabetizadores
(2008)
Resumo: Retrata as comparações entre discurso e prática pedagógica alfabetizadora e verifica possíveis convergências e divergências que resultam da análise dos encaminhamentos metodológicos utilizados e da fundamentação ...
Práticas pedagógicas e desempenho escolar de crianças em processo de alfabetização
(2007)
Resumo : Investiga-se a relação entre diferentes práticas pedagógicas e o desempenho escolar nas habilidades de leitura, escrita e compreensão de crianças em processo de alfabetização. O estudo foi desenvolvido em três ...
Relações professor e livro didático de alfabetização
(2009)
Resumo: Investigação desenvolvida com objetivo de analisar e discutir as relações entre professores e livros didáticos de alfabetização, em que se prioriza a compreensão dos significados que os professores atribuem ao livro ...
Alfabetização e letramentos : condições de produção e noções de sujeito nos estudos da linguagem e ensino de ciências
(2021)
Resumo: Esta pesquisa se apoia no aparato teórico-metodológico da Análise de Discurso de linha francesa, tendo suas principais referências em Michel Pêcheux (1997) e Eni P. Orlandi (2011; 2012; 2015), e tem por objetivo ...