Navegação BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações por assunto "Língua alemã - Estudo e ensino"
Itens para a visualização no momento 1-18 of 18
-
Aspectos culturais no ensino de alemao como língua estrangeira : uma análise de livros didáticos
(2005)Resumo: O presente trabalho de pesquisa objetiva desenvolver uma análise sobre dos aspectos culturais dos livros didáticos produzidos na Alemanha, após a elaboração do novo Quadro Comum1 internacionais publicadas na versão ... -
Chunks für DaF : eine lernerkorpusanalyse zur identifikation und klassifizierung von chunks für DaF
(2016)Resumo: Este trabalho toma como ponto de partida a premissa de que falantes nativos e não-nativos adquirem a língua, ou seja, um conhecimento implícito das estruturas gramaticais enquanto gravam chunks - sequências de ... -
Das Potenzial von Literatur und Verfilmungen im Daf-Unterricht zur Förderung der ästhetischen Bildung am Beispiel von Narziss und Goldmund
(2021)Resumo: O presente trabalho discute a utilização de literatura e de adaptações cinematográficas para a formação estética nas aulas de Alemão como Língua Estrangeira. Essa abordagem entende que o ser humano se forma a partir ... -
Deutsch-Portugiesisch kontrastiv, grammatische ähnlichkeiten für den fremdsprachenunterricht : interkomprehension für brasilianische lerner des deutschen auf dem A1- und A2-niveau anhand einer kursbuchprogression
(2017)Resumo: A orientação para público-alvo e, assim, a adaptação contextual associada ao ensino têm rapidamente ganhado em importância nos últimos anos. Por esta razão, o presente trabalho elabora uma comparação de categorias ... -
Die präsenz und funktion literarischer texte und ihrer aufgabenstellungen in den DaF-Lehrwerken Studio 21 und Menschen
(2017)Resumo: O presente trabalho é uma análise da presença e do papel de textos literários nos livros didáticos do ensino de Alemão como Língua Estrangeira (ALE): studio 21 e Menschen. Esta ideia do trabalho surgiu principalmente ... -
Die Präsenz und Funktion mehrsprachiger und sprachenvergleichender Elemente in Lehrwerken für den Sprachkurs des Integrationskurses : Schritte Plus und Berliner Platz NEU
(2021)Resumo: Esta dissertação examina a presença e a função de elementos multilíngues nos dois livros didáticos mais usados no curso de idiomas dos cursos de integração na Alemanha. Os livros são o assunto central de ensino e ... -
Ein Brasilianer im lehrwerk : kulturbezogene analyse von aspekten eines brasilianischen Lehrwerks für Deutsch als fremdsprache
(2011)Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o livro didático de alemão como língua estrangeira „Alemão para brasileiros com João Ubaldo Ribeiro em Berlim". O livro é resultado do projeto de pós-doutorado ... -
A estrutura sintática das resultativas adjetivais no alemão : uma proposta a partir de Kratzer (2005)
(2010)Resumo: O objeto de estudo da dissertação são as resultativas adjetivais no idioma alemão. O trabalho de pesquisa tem como proposta levantar algumas questões a respeito da interface entre semântica e sintaxe das resultativas ... -
Estudo de caso sobre encontros face a face a distância em curso de alemão na modalidade blended online learning : interação e interatividade à luz da teoria da atividade
(2023)Resumo: Este trabalho se concentra na análise das atividades presentes no ensino da língua alemã como língua estrangeira em ambientes de interação online síncrona, dentro do modelo blended online learning. Parte-se do ... -
Lernerautonomie beim Erwerb von Deutsch als Fremdsprache : eine Reflexion in Bezug auf den brasilianischen Kontext
(2011)Resumo: Este trabalho discute a visão hegemônica do conceito de autonomia no ensino de alemão como língua estrangeira e aponta a necessidade de uma reflexão crítica a respeito das práticas discursivas dominantes sobre a ... -
Motivationsschreiben im Deustschem : empirische analyse und didaktische implikationen für den DaF-Unterricht
(2014)Resumo: A presente dissertação tem como objetivo analisar o gênero textual "Motivationsschreiben". Depois de uma introdução teórica analisam-se as seguintes dimensões: o contexto comunicativo, a estrutura temática, a função ... -
Neue komplexe Präpositionen im Deustschen : eine Analyse in Korpora der geschriebenen und gesprochenen Sprache und Implikationen für den DaF-Unterricht
(2015)Resumo: O presente trabalho tem como principal objeto de estudo as chamadas "novas preposições complexas" da língua alemã (im Zuge, im Wege, im Vorfeld, im Gefolge e im Verfolg). Com o objetivo de verificar a frequência ... -
A percepção de funções comunicativas do alemão por parte de brasileiros aprendizes de alemão : uma investigação sobre o papel de pistas entoacionais, sintáticas e visuais
(2015)Resumo: Com base nos padrões entoacionais do alemão catalogados em Silva, Gabriel e Martens (2013a), a saber Pergunta, Pedido de Confirmação, Sentença Suspensa e Sentença Concluída, esta pesquisa tem por objetivo investigar, ... -
Raumbezogene identität und zugehörigkeit in deutschsprachigen liedtexten : eine analyse zum deutungsmuster heimat
(2017)Resumo; O presente trabalho examina o uso do padrão de interpretação Heimat em letras de musicas em língua alemã. O objetivo e contribuir para as pesquisas orientadas pelos estudos culturais na área do ensino de alemão ... -
Representações da Alemanha em desenhos e falas de alunos e alunas no ensino bilíngue : um estudo de caso
(2023)Resumo: Na década de 50, muitos imigrantes vieram para o Brasil, principalmente, por questões de trabalho, trazendo junto a sua família e a necessidade de uma escola para os filhos e filhas, surgindo assim as primeiras ... -
Sprachliche Merkmale der WhatsApp-Kommunikation : eine emprirische Untersuchung und didaktische Reflexion für den brasilianischen DaF-Kontext
(2015)Resumo: Após as considerações teóricas sobre o tema da comunicação e da língua nas novas mídias que incluem as particularidades da situação em que a comunicação acontece e as resultantes caraterísticas linguísticas, neste ... -
Übersetzen als sprachmittlung im Deutsch-als-Fremdsprache-unterricht
(2012)Resumo:‘Mediação’ – Não seria o mesmo que tradução? Não seria algo que sempre existiu mas desde o método gramática-tradução ainda é empregado raramente no ensino de línguas estrangeiras? A orientação da aula de alemão como ... -
Wie wird Grammatik in Lehrwerken präsentiert? : eine Analyse von drei aktuellen Lehrwerken im Hinblick auf die Grammtikprsentation
(2015)Resumo: Embora a literatura especializada de hoje em dia em didática de língua estrangeira dê um valor menor a gramática do que tradionalmente era dado, alunos continuam a associar bastante o domínio da língua estrangeira ...