Navegação BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações por assunto "Ensino profissional"
Itens para a visualização no momento 1-19 of 28
-
Atitudes do estudante de segundo grau face ao ensino profissionalizante
(1980)Resumo: O objetivo deste trabalho foi a investigação das relações existentes entre o estudante de segundo grau e o respectivo ensino profissionalizante realizado através da avaliação das atitudes. A abordagem desenvolvida ... -
Atribuições e desafios dos pedagogos que atuam em colégios agrícolas da educação profissional técnica de nível médio
(2021)Resumo: Esta pesquisa traz como objeto de estudo as atribuições e os desafios dos Pedagogos que atuam em Colégios Agrícolas da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Dessa forma, por entender que esse profissional ... -
Avaliação da política de educação profissional no Instituto Federal do Paraná : um estudo de caso do Campus Paranaguá
(2018)Resumo: A presente dissertação tem como objeto de estudo a educação profissional e busca realizar uma avaliação da política de educação profissional ofertada pelos Institutos Federais, por meio de estudo de caso do Campus ... -
Currículo do ensino médio e da educação profissional do PROEJA do IFPR
(2020)Resumo: Esta investigação se insere na linha de pesquisa Formação da Docência e Fundamentos da Prática Educativa, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal ... -
O currículo integrado do PROEJA : trabalho, cultura, ciência e tecnologia em tempos de semiformação
(2010)Resumo: O texto apresentando a seguir é resultado da pesquisa elaborada durante o mestrado em Educação e intitula-se "O currículo integrado do PROEJA: Trabalho, Cultura, Ciência e Tecnologia em tempos de semiformação". A ... -
Da educação profissional para a educação tecnológica : um estudo do curso de Eletrotécnica do CEFET-PR
(1999)Resumo: O presente trabalho procura analisar as influências provocadas na organização dos conteúdos e da própria estrutura da escola profissionalizante frente às demandas das políticas neoliberais tomadas por nosso país e ... -
A educação de jovens e adultos : um estudo de caso de uma empresa mecânica no Paraná que oferece escolarização para trabalhadores
(1999)Resumo: A presente dissertação toma por referência três eixos básicos para a reflexão sobre a Educação de Jovens e Adultos na empresa. São eles: a reestruturação produtiva, o Estado e a qualificação dos trabalhadores. O ... -
Educação geral e profissional : ensino médio integrado e as possibilidades da formação unitária e politécnica
(2006)Resumo: Pretende-se com esse estudo analisar criticamente sobre a trajetória do Ensino Médio e Educação Profissional no Brasil a partir das reformas educacionais. O aspecto central norteador da pesquisa é a questão da ... -
Enfoque CTS no ensino técnico em química integrado : possibilidades do uso da temática impacto ambiental da atividade industrial na disciplina de análise ambiental
(2016)Resumo: Ao considerar que o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) no ensino de Ciências tem potencial para contribuir com a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) do estudante e pressupondo que o Curso Técnico ... -
O ensino médio integrado e a relação entre a proposta da SEED/PR e a realidade escolar : avanços ou permanências?
(2012)Resumo: A presente pesquisa refere-se ao estudo realizado sobre o ensino médio integrado no Paraná, particularmente a partir da proposta da Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED/PR) e do Ministério da Educação ... -
Ensino profissionalizante na área da saúde em Ponta Grossa, PR : o caso do Colégio Estadual Regente Feijó (1970-1982)
(2005)Resumo: Este trabalho tem por objetivo relatar de que modo ocorreu a implantação da Lei 5692/71 no Colégio Estadual Regente Feijó em Ponta Grossa, Paraná. A pesquisa discute a adequação do curso profissionalizante Auxiliar ... -
O ensino técnico, a criação dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia e a educação física : capturas neoliberais e formas de resistência
(2014)Resumo: A presente tese construiu sua trajetória de reflexão tendo como foco geral o Ensino Técnico no Brasil, dividindo-se em duas partes principais. Na primeira parte da tese, a pesquisa concentrou-se na discussão de um ... -
A escola de aprendizes artífices do Paraná : "viveiro de homens aptos e úteis" (1910-1928)
(2006)Resumo: A presente dissertação situa-se na esteira dos Estudos em História da Educação brasileira e abarca a Escola de Aprendizes Artífices do Paraná, entre 1910-1928, anos nos quais foi Diretor Paulo Ildefonso d'Assumpção. ... -
O estudo da relação subjetiva de adolescentes com o mundo do trabalho numa turma de estudantes de curso profissionalizante
(2001)Resumo: Considerando que é na atividade prática e na ação social que são configuradas a subjetividade e identidade dos sujeitos, sob que formas estas categorias apresentam-se no processo de inserção de adolescentes no mundo ... -
Expectativas do professor em relação a realidade e concepção de currículo nos cursos profissionalizantes
(1980)Resumo: Esta pesquisa ocupou-se dos professores de 2º grau, mais especificamente daqueles que atuam em Formação Especial, nas cidades de Ilhéus, Itabuna e Uruçuca, na região cacaueira do Sul do Estado da Bahia, visando ... -
A formação de trabalhadores de nível médio na perspectiva da politecnia : a contribuição da proposta de educação do Instituto Politécnico da Universidade Federal do Rio de Janeiro
(2014)Resumo: A pesquisa tem por objetivo analisar a formação de trabalhadores de nível médio integrado que está sendo desenvolvida pelo Instituto Politécnico da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no município de Cabo Frio, ... -
Formação de trabalhadores para o meio rural : os impactos da reforma da educação profissional no ensino técnico agrícola
(2004)Resumo: A Reforma da Educação Profissional implementada no Brasil durante a década de 90 esteve assentada em um discurso que vincula a necessidade urgente de adequação dos diferentes países às transformações ocorridas nos ... -
Instituto Politécnico Estadual : o ensino profissionalizante entre práticas e representações
(2003)Resumo: Tendo em vista a problemática em torno do ensino de 2.° grau/médio, e as pesquisas em história da educação que têm contribuído para a revisão de concepções que reduziram a escola a um dos aparelhos ideológicos do ...