Mostrar registro simples

dc.contributor.authorKataoka, Emyly Kathyurypt_BR
dc.contributor.otherAvila, Astrid Baeckerpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-28T13:44:29Z
dc.date.available2020-09-28T13:44:29Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/28309
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Astrid Baecker Avilapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba: 30/03/2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 120-123pt_BR
dc.description.abstractResumo: Nossa pesquisa investigou as tendências na produção do conhecimento em Educação Física Escolar, indagando quais as noções de conhecimento e de Educação Física, em quais perspectivas onto epistemológicas se pautam e quais as decorrências para prática pedagógica em Educação Física estão presentes nos artigos conclusivos do Programa de Desenvolvimento Educacional da Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Para a realização da análise das tendências precisamos compreender e explicitar as várias facetas e conseqüências trazidas pelas diferentes opções filosóficas e científicas. As contribuições da crítica ontológica de Georg Lukács e Roy Bhaskar nos forneceram subsídios ao demonstrar que os estudos restritos ao campo epistemológico não são capazes de identificar as convergências existentes entre diferentes teorias no campo ontológico. O aporte ontológico é capaz de nos armar com subsídios necessários ao enfrentamento de teorias que ao invés de instrumentalizar acabam subordinando-nos ao que está posto e interditando qualquer possibilidade de conhecimento/aproximação do real. O estudo da orientação dada à prática pedagógica relativa a essas teorias pôde nos mostrar os possíveis caminhos e nos fazer refletir sobre a ocorrência de mudanças com os programas de formação continuada e quais orientações aparecem como tendências predominantes.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Nuestro estudio analiza las tendencias en la producción del conocimiento en Educación Física Escolar, indagando que nociones de conocimiento y de Educación Física, en que perspectivas onto-epistemológicas son guiados y cuales son las consecuencias para la práctica pedagógica en Educación Física están presentes en los artículos conclusivos del Programa de Desarrollo Educacional de la Secretaria de Educación del Estado de Paraná. Para realizar el análisis de las tendencias necesitamos comprender y explicitar lãs diversas facetas e consecuencias traídas por las diferentes opciones científicas y filosóficas. Las contribuciones de la crítica ontológica de Georg Lukács y Roy Bhaskar nos brindan subsidios al demostrar que los estudios restrictos al campo epistemológico no son capaces de identificar las convergencias existentes entre diferentes teorías em el campo ontológico. La contribución ontológica es capaz de municionarnos con subsidios necesarios al enfrentamiento de lãs teorías que en lugar de instrumentalizar acaban subordinándonos a lo que está dado e vedar cualquier posibilidad de conocimiento/aproximación de lo real. El estudio de la orientación dada a la práctica docente relativa a las teorías puede mostrarnos los posibles caminos y hacernos reflexionar sobre la ocurrencia de câmbios a través de programas de formación continuada y las directrices que se presentan como tendencias predominantes.pt_BR
dc.format.extent123 f. : grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação física para criançaspt_BR
dc.subjectEducação fisica - Conhecimento e aprendizagempt_BR
dc.subjectOntologiapt_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleTendências na produção do conhecimento em educação física escolar : análise das produções do PDE-SEED/PR(2007-2008)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples