Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGil, Fernando Cerisara, 1961-pt_BR
dc.contributor.authorEsper, Lúciopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2019-12-17T16:52:27Z
dc.date.available2019-12-17T16:52:27Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/28240
dc.descriptionOrientador : Fernando Cerisara Gilpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Curso de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 30/06/2003pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração : Estudos literáriospt_BR
dc.description.abstractResumo: Ascensão em Queda Livre: Augusto dos Anjos e a Infernalização. do Mundo. O presente trabalho propõe uma leitura da obra Eu e Outras Poesias de Augusto dos Anjos baseada no mapeamento das principais influências filosóficas, científicas e estéticas que fundamentaram sua visão de mundo pessimista e decadentista. Estas influências são, de maneira predominante, provenientes de fontes européias e podemos dizer que o poeta sintetiza em sua obra a mentalidade culta da virada do século XIX para o XX, onde confluem inúmeras correntes de pensamento a princípio absolutamente antagônicas, algumas cientificistas (como o evolucionismo de Charles Darwin e Herbert Spencer ou o monismo biológico de Ernst Haeckel), outras irracionalistas (como as filosofias da vontade de Arthur Schopenhauer e Friedrich Nietzsche), mas que em Augusto coexistem não harmonica porém dialeticamente. Além desse mapeamento inicial, foram necessárias a descrição e a análise de alguns de seus principais elementos temáticos e imagéticos, dos recursos estilísticos originais, bem como dos mais recorrentes e característicos procedimentos estéticos presentes em sua obra. De maneira geral, o trabalho buscou encontrar, na composição fragmentada das peças poéticas, uma arquitetura que se sustentasse sobre três eixos específicos, todos eles reiterando a concepção eminentemente pejorativa que o poeta possui sobre o sentido da existência humana, sendo eles: a animalização do homem, a carnalização de Deus e a infernalização do mundo. Essa angustiante visão de um universo indiferente ou até mesmo hostil ao homem que caracteriza a perspectiva cosmogónica da poética augustiniana tem sua origem na filosofia pessimista de Schopenhauer. É também decorrente da ética compassiva deste, aliada a sua idéia da única possibilidade de redenção humana como aquela que se dá através da manifestação artística e da negação da vontade, que Augusto retira o fiindamento de sua própria ética e estética. Portanto, dono de uma poesia profundamente filosófica e de uma concepção de mundo extremamente lúcida, Augusto dos Anjos termina por construir uma obra onde impera o sentimento trágico da existência e onde a catarse artística aparece como a forma de superação da condição humana limitada e sofrida em direção à elevação espiritual e à serena sabedoria.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Ascension in Free Fall: Augusto dos Anjos and the Infernalization of the World. This study propounds a reading of Augusto dos Anjos's Eu e Outras Poesias [I and Other Poems] based on the mapping of the main philosophic, scientific and esthetic influences that were the foundation of the author's pessimistic and decaying world vision. These influences came predominantly from Europe, and it can be said that the poet synthesizes in his works the cultivated mentality at the turn of the XIX to XX century, where converge various streams of thought which in principle appear as absolutely antagonics: some scientific lines (represented by the evolutionism of Charles Darwin and Herbert Spencer and by the biological monism of Ernst Haeckel), and the irrationalism (represented by the philosophy of will of Arthur Schopenhauer and Friedrich Nietzsche). In Augusto's works, both lines of thought co-exist, not harmonically, but dialectically. Besides this initial mapping, it was necessary to describe and to analyze some of the principal thematic and imaginative elements, the original stylistic resources, and the most important and characteristic esthetic procedures present in his works. In general this, study aims at finding, in the fragmented composition of the poetic pieces, an architecture that is sustained upon three specific pillars that reaffirm poet's depreciative conception of human existence, which are: the animalization of man, the carnalization of God, and the infernalization of the world. This afflicted vision of an indifferent or even hostile universe where human beings live characterizes the cosmogonie perspective of the Augustinian poetry and has as its origin the pessimistic philosophy of Schopenhauer. The ethical and esthetical grounds of Augusto's work are also influenced by Schopenhauer's compassionate ethics allied with his idea that the only possibility of human redemption must be found in the artistic manifestation and the denial of the will. Therefore, Augusto dos Anjos in his profoundly philosophic poetry and in his extremely lucid conception of world, constructs an opus dominated by the tragic feeling of existence, where the artistic catharsis appears as the principal way of overcoming the limitations and suffering of the human condition and of achieving spiritual elevation and serene wisdom.pt_BR
dc.format.extent103 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectAnjos, Augusto dos, 1884-1914pt_BR
dc.subjectDecadismo (Movimento literario)pt_BR
dc.subjectPessimismo - Literaturapt_BR
dc.subjectModernismo (Literatura)pt_BR
dc.subjectDissertações - Letraspt_BR
dc.titleAscensão em queda livre : Augusto dos Anjos e a infernalização do mundopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples