Corpo, cultura e juventude nikkei : processos de construção identitária

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Date
2012Author
Takaki, Natalia
Metadata
Show full item recordSubject
Dissertações - EducaçãoIdentidade
Cultura
Juventude
Identidade social
Educação
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DissertaçãoAbstract
Resumo: Considerando as contribuições teórico-metodológicas de autores como Zygmunt Bauman, Michel Maffesoli, Franscisco Ortega e Jurandir Freire Costa, que tratam dos processos de construção das identidades e de sua emergência e crise na modernidade, assim como do protagonismo do somático como lócus da investidura subjetiva, o presente trabalho analisa o lugar do corpo nos processos de construção identitária de jovens descendentes de japoneses residentes na cidade de Curitiba, participantes ou não de atividades ou instituições relacionadas à cultura oriental. A pesquisa foi desenvolvida por meio de questionários e entrevistas semi-estruturadas com nove participantes (três homens e seis mulheres), com idades entre dezessete e vinte e sete anos. Partindo do entendimento de que os sentidos e significados atribuídos às características corporais dos japoneses não são imutáveis e vão sendo construídos histórica, social e culturalmente, os resultados mostram que estas simbolizações parecem também balizar os sentidos e significados que os próprios nikkeis atribuem às suas características corporais, criando e alterando modos de ser, agir e sentir. As análises também revelam: a) que a aparência expressa um suposto perfil de comportamento ou um conjunto de valores percebidos como tipicamente característicos da cultura oriental, como é o caso da disciplina, do respeito, da honestidade ou mesmo de capacidades intelectuais, e que b) concorrem com esses elementos doadores de identidade outros ideais que passam a ser tomados como padrão da vida reta e justa, sendo que as "qualidades morais" dirigem-se para a longevidade, a saúde, a beleza e a boa forma; c) as escolhas relacionadas aos modos de viver, implicadas na busca pela felicidade, passam a vincular-se à aparência, contribuindo para a constituição de novas formas de compreensão a respeito da normalidade e do desvio. Nessa direção o corpo nikkei aparece também como desviante, uma vez que os seus padrões não coincidem com os ideais de beleza vigentes na sociedade brasileira, aspecto que promove práticas de preconceito e exclusão, sobretudo no ambiente escolar, levando-os a buscar nichos protetores e acolhedores em clubes e associações enquanto forma de agregação, mas também a buscar mecanismos para conservar e aumentar a beleza e a saúde, entre outras estratégias, que permitem livrá-los das faltas e excessos do corpo, aproximando-os dos modelos identitários propagados pela mídia. Abstract: Considering theoretic-methodological contributions from authors such as Zygmunt Bauman, Michel Maffesoli, Francisco Ortega and Jurandir Freire Costa, that deal with identity construction processes and its emergence and crises on the modernity as well as its significant somatic role as a locus of subjective investment, the present paper analyzes the place of the body on the identity process construction of young Japanese descendants living in the city of Curitiba, who take part or not into activities or institutions related to the Asian culture. The research was developed using questioners and semi-structured interviews with nine participants (three men and six women), aging between sixteen and twenty-seven years old. Understanding that the meanings related to the Japanese's body's characteristics are not changeable and keep on being built historically, socially and culturally, the results show that these symbols seem to be setting boundaries on the meanings that the nikkeis themselves give to their own bodies characteristics as well, creating and altering the ways of being, acting and feeling. The analyses also reviewed: a) that appearance expressed on a presumed behavior profile or in a set of values perceived as a typically Eastern characteristic such as discipline, respect and honesty or even the intellectual capabilities, and that, b) competing against these elements responsible for attributing identity other ideas that are taken tend to be considered as a pattern of a straight and fair life, therefore "moral qualities" are driven toward longevity, health, beauty and good body shapes, c) the choices related to the ways of life, implicated on the pursue of happiness, are now related directly to the way one looks, to their appearance, contributing to the establishment of understanding about normality and deviance. In this situation nikkei's bodies also appear as a deviance once the patterns do not match with the valid beauty ideals in Brazilian society. This aspect tends to promote preconceptions and exclusion acts, especially under scholar environments what leads them to look for protective and welcoming niches in clubs and associations as a way of aggregation but also as a mechanism to preserve and promote beauty and health among others that allow them to free themselves from the excesses or lacks of the body getting them closer to the identity patterns reinforced by the media.
Collections
- Teses & Dissertações [8508]