Avaliação dos principais aspectos da reciclagem de veículos em fim de vida : comparação dos procedimentos legais, técnicos e administrativos entre Alemanha e Brasil
Abstract
Resumo: As discussões e pesquisas na busca da sustentabilidade destacam-se atualmente para orientar a implantação de políticas e legislações ambientais no mundo. Desde a década de 90 a preocupação com a recuperação dos materiais dos veículos em fim de vida começou a fazer parte da rotina em muitos países membros da Comunidade Europeia, nos EUA e Japão. Este movimento vem crescendo cada vez mais no mundo motivado pelo crescente volume de veículos colocados no mercado a cada ano e na necessidade de recursos e soluções ambientalmente corretas para os volumes também crescentes de veículos que chegam ao fim de sua vida útil. O grande volume de materiais aplicados na fabricação de um veículo o torna alvo de inúmeros estudos visando aumentar cada vez mais e de forma mais eficiente a sua recuperação e reintrodução no ciclo de produção. Desta forma a reciclagem dos veículos tem se apresentado como uma solução para os países onde ela está sendo aplicada. A Alemanha desempenhou desde o início um papel impulsionador para o mundo neste tema. No Brasil, no entanto, apesar do crescimento de novos veículos nas ruas e consequentemente o aumento de veículos que deixam de circular no país, o tema da reciclagem ainda não ocupou o devido destaque nas discussões entre governo, empresários e sociedade para estabelecer política e legislação específica. A mesma lacuna se apresenta no Paraná (PR) onde 47% da frota total de veículos têm mais de 10 anos de idade. Veículos antigos contribuem enormemente para a emissão de poluentes pela obsolescência da tecnologia que possuem, apresentam maior consumo de combustível e afetam a segurança e a mobilidade no trânsito. Quando chegam ao final da vida útil, os veículos armazenados de forma inadequada causam grandes impactos ambientais como a contaminação de água e solo além de tornarem-se criadouros de insetos como o mosquito da Dengue além de impactarem negativamente sobre a paisagem das cidades. Baseado nisso o principal objetivo foi buscar uma comparação com um estado experiente na reciclagem de veículos e por isso foi escolhido o estado de Baden-Württemberg (BW) na Alemanha onde há mais de duas décadas este processo é realidade e mostra bons resultados. O estudo iniciou com uma revisão de literatura sobre os principais procedimentos legais, técnicos e administrativos ligados à gestão dos veículos em fim de vida. Baseado nesses elementos foram realizadas pesquisas junto a empresas ligadas à este processo em BW através de questionário e visitas técnicas. A partir do levantamento dos dados, foram elaborados quadros comparativos com o intuito de evidenciar as discrepâncias e identificar oportunidades e limitações da implantação de um sistema de reciclagem de veículos no PR. Considerando as informações obtidas, foi possível construir algumas propostas dentre as quais um fluxo para a gestão do fim de vida dos veículos, um processo de desmontagem, um processo de monitoramento e dois cenários de renovação de frota. O potencial, as limitações e as oportunidades da implantação do sistema proposto de reciclagem de veículos em fim de vida no PR foram evidenciados mostrando os ganhos potenciais para o Estado, sociedade, empresas e meio ambiente. Abstract: The discussion and research in the quest for sustainability are currently being developed to guide the implementation of environmental policies and legislations in the world. Since the 90's, concern about the recovery of end-of-life materials began to be a routine in many countries of the European Community, Japan and the U.S.A. This movement is growing worldwide driven by the increasing volume of vehicles on the market every year as well as the need of resources and environmentally sound solutions for the growing volume of vehicles that reach their end of their life. The large volume of materials used in the manufacturing of a vehicle makes it the target of numerous studies to improve the process of the recovery of their parts and their return to the production cycle, in the most efficient way. Thus, the recycling of vehicles has been presented as a solution for countries where it is being applied. Germany has played a major role leading the world on this issue. In Brazil, despite the growth of new vehicles and therefore the increase of number of vehicles that are no longer on the streets, the issue of recycling has not been taken as seriously as it should due to on-going discussions between government, businesses and society to establish the proper policies and specific legislation required. The same gap appears in Paraná (PR) where 47% of the total fleet of vehicles is more than 10 years of age. Older vehicles greatly contribute to more emissions mainly due to older technology; they have higher fuel consumption and affect traffic safety and mobility. When reaching the end of life, vehicles stored improperly cause major environmental impact such as soil and water contamination, as well as becoming breeding grounds for disease transmitting insects like the Dengue mosquito, and also impacting negatively on the landscape of cities. Based on this, the main objective of this study was to make a comparison between Paraná and a state experienced in the recycling of vehicles. Therefore was the chosen state was Baden-Württemberg (BW) in Germany, where more than two decades of using this process shows proven results. The study began with a literature review on the main legal procedures related to technical and administrative management of end-of-life of vehicles. Based on these elements, a research was performed through questionnaires and visits to companies using this process in BW. From the survey data, comparative tables were developed in order to highlight the discrepancies and identify opportunities and constraints of implementing a recycling system for vehicles in PR. Considering the information obtained, it was possible to construct a number of proposals from which a flowchart for the proper management of end-of-life of vehicles, a disassembly process, a monitoring process and two scenarios for fleet renewal. The limitations and opportunities of implementing the proposed system of recycling end-of-life vehicles in PR show the potential gains for the state, society, business and environment.
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