Mostrar registro simples

dc.contributor.otherSpinillo, Carla Galvãopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.creatorSouza, André Pottes dept_BR
dc.date.accessioned2022-12-15T19:57:13Z
dc.date.available2022-12-15T19:57:13Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/28106
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Carla G. Spinillopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa: Curitiba, 29/05/2012pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: No intuito de compreender a como se dá a realização da tarefa e visualização da Animação Multimídia de Instrução (AMI) apresentadas em Dispositivos de Interação Móvel, quando associadas à flexibilidade de interação, este estudo abrange os aspectos computacionais dos dispositivos, as características gráficas das interface móveis à luz da literatura sobre Design da Informação e IHC (Interação Humano-Computador) e as instruções animadas no âmbito de design da informação. Sendo assim esta dissertação se estrutura tendo três capítulos de revisão bibliográfica que tratam sobre: os Dispositivos de Interação Móvel e como se configuram; as interfaces interativas móveis e os princípios e metas de usabilidade para avaliar e ajudar no desenvolvimento da interação do usuário com o sistema e a interface num contexto de mobilidade; e as Animações Multimídias de Instrução e a como podem incrementar o aprendizado. Este projeto possui caráter exploratório, com abordagem metodológica teórico-analítica, qualitativa e experimental, abrangendo 4 fases: (1) pesquisa bibliográfica; (2) estudo analítico da interface do software tocador de vídeo do iPod Touch; (3) estudo experimental para verificar a influência da Interação na visualização da informação e realização da tarefa por meio da utilização AMIs em DIMs; (4) proposições de contribuições do design da informação para melhoria das interfaces gráficas de Animações Multimídias de Instrução apresentadas em Dispositivos de Interação Móvel. O estudo experimental verificou a influência da interação na realização da tarefa de montar um quebra-cabeça 3d e na visualização da informação animada sobre a montagem desse objeto, com 5 participantes adultos. Foi utilizada a técnica de Think Aloud (Protocolo Verbal) e entrevista semiestruturada. Os resultados mostraram que: os usuários utilizam o recurso de pausa para observar de forma estática a imagem da animação; os Dispositivos de Interação Móvel podem dificultar na realização de tarefas que exijam as duas mãos do usuário. Conclui-se que a interação influência positivamente na visualização da informação e na realização da tarefa, desde que seja levado em consideração a complexidade da tarefa e a adequação da animação para a visualização em Dispositivos de Interação Móvel.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In order to understand the task performance and the visualization of Multimedia Animation of Instruction (AMI) presented on Mobile Interaction Devices (MID), when associatad with the interaction flexibiliti, this study covers the computational aspects of the devices, the graphical features of the interface based on the literature of Information Design and HCI (Human Computer Interaction). Therefore this dissertation is structured with three chapters that deal with literature review: Mobile Interaction Devices, interactive mobile interfaces and usability principles and targets to evaluate and assist in the development of the user interaction with the system the interface in a context of mobility; and Multimedia Animation of Instruction and how they can enhance learning. This project has an exploratory, theoretic-analytical, qualitative and experimental methodological approach, that includs four phases: (1) literature review; (2) analytical study of the interface of the video player iPod Touch software; (3) experimental study to verify the influence of Interaction in information visualization and task performance through the use AMI in MID; (4) proposals for contributions of information design for improved the graphical interfaces of Multimedia Animation of Instruction presented on Mobile Interaction Devices. The experimental study included the evaluation of the influence of the interaction in accomplishing the task of building a 3D puzzle and in visualization of the animated instruction about assembling this puzzle, with five adult participants. We used the technique of Think Aloud Protocol and semistructured interviews. The results showed that users use the pause feature to observe in a static way image of the animation; Mobile Interaction Devices may hinder in performing tasks that require the two hands of the user. We conclude that the interaction positively influence in information visualization and realization of the task long as it is taken in consideration the complexity of the task and the adequacy of the animation for viewing onpt_BR
dc.format.extent193 p. : il. algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectInteração humano-computadorpt_BR
dc.subjectAnimação por computadorpt_BR
dc.subjectSistemas de recuperação da informaçãopt_BR
dc.subjectInterfaces (Computador)pt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.titleAnimação Multimídia de Instrução (AMI) visualizada em Dispositivo de Interação Móvel (DIM) : um estudo exploratório acerca da influência da flexibilidade de interação sobre a visualização da informação e a realização da tarefapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples