Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFrança, Andressa Silvério Terrapt_BR
dc.contributor.otherCosta, Paulo Roberto Neves, 1960-pt_BR
dc.contributor.otherBraga, Sérgio Soares, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.date.accessioned2020-05-18T21:44:07Z
dc.date.available2020-05-18T21:44:07Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/28084
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Paulo Roberto Neves Costapt_BR
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Sérgio Soares Bragapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa: Curitiba, 01/06/2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 243-254pt_BR
dc.description.abstractResumo: A questão da "responsabilidade social empresarial" (RSE) ou "responsabilidade social corporativa" (RSC) tem sido objeto de inúmeros trabalhos desde a década de 70. O objetivo do trabalho é analisar o processo de institucionalização das práticas relacionadas ao movimento pela responsabilidade social entre as grandes empresas no Brasil. Com base na literatura do chamado Novo Institucionalismo Sociológico, buscou-se fazer uma análise sobre o quanto (e como) a RSE é uma instituição - no sentido de estar efetivamente incorporada às práticas empresariais dessas organizações. Tentando elucidar tal questionamento, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de survey aplicada, prioritariamente, junto a um grupo de empresas que se apresentam como as "maiores e melhores" do Brasil, de acordo com o ranking da Revista Exame, edição de 2009. A institucionalização das práticas de RSE pelas empresas é aqui entendida a partir da análise de cinco arranjos estruturais específicos: (i) adoção de sistemas de gestão da responsabilidade social, (ii) elaboração e divulgação de balanço ou relatório social anuais; (iii) instituição de áreas específicas para tratar da responsabilidade social (formalização de área de RSE); (iv) volume de investimentos sociais; (v) e, por fim, a existência de links nos websites das empresas para o tema da RSE. Assim, investiga-se em que medida esses arranjos fazem parte do cotidiano das grandes organizações, e como eles estão incorporados à estrutura organizacional. Os resultados da pesquisa sugerem a não homogeneidade do movimento no Brasil, com algumas empresas ainda localizadas no estágio inicial de incorporação das práticas de RSE. Na análise dos dados, observou-se que os graus de institucionalização das práticas de responsabilidade social são influenciados, por no mínimo, três conjuntos de fatores: o faturamento da organização, a proximidade com o consumidor e o impacto ambiental de suas atividades. São esses atributos que essencialmente vêm facilitando os gestores das grandes empresas no Brasil a agirem conforme os ideais da RSE.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The issue of "corporate social responsibility" (CSR) has been the subject of numerous studies since the 70s. The objective is to analyze the process of institutionalization of practices related to the movement for Social Responsibility among large companies in Brazil. Based on the literature of the so-called New Sociological Institutionalism, we attempted to do an analysis on how (and much) CSR is an institution - in order to be effectively incorporated into business practices of these organizations. Trying to clarify this question, this paper presents the results of a survey applied research, primarily with a group of companies that are considered the "biggest and best" of Brazil, according to the ranking of the Exame Review, 2009 edition . The institutionalization of CSR practices by companies is here understood from the analysis of five specific structural arrangements: (i) adoption of management systems of social responsibility, (ii) development and dissemination of corporate social report, (iii) the institution specific areas to address the social responsibility (CSR formalization area), (iv) volume of social investments, (v) and, finally, the existence of links to websites of companies to the topic of CSR. Thus, we investigate to what extent these arrangements are part of daily life in large organizations, and how they are incorporated into the organizational structure. The survey results suggest the inhomogeneity of the movement in Brazil, with some companies still located at the initial stage of incorporation of CSR practices. In data analysis, we observed that levels of institutionalization of social responsibility practices is influenced by at least three sets of factors: billing, the proximity to the consumer and the environmental impact. These are attributes that are essentially facilitating the managers of large companies in Brazil to act as the ideals of CSR.pt_BR
dc.format.extent276f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTeses - Sociologiapt_BR
dc.subjectResponsabilidade social da empresapt_BR
dc.subjectAção socialpt_BR
dc.subjectEmpresaspt_BR
dc.subjectEmpresariospt_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.titleEmpresas, empresários e instituições : uma análise da responsabilidade social das empresas no Brasilpt_BR
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples