dc.description.abstract | O foco principal desta tese é dirigido ao interesse e necessidade do profissional de Ciências
Agrárias e refere-se ao seu limitado acesso aos novos conhecimentos acadêmicos causado
pela ausência, na universidade convencional, de um sistema andragógico de educação
continuada a distância. É considerado que o rápido desenvolvimento do agronegócio
brasileiro, assim como a expressiva velocidade em que surgem novas idéias,
conhecimentos, conceitos, procedimentos e tecnologias, tem exigido premente atualização
e estudo continuado do profissional de Ciências Agrárias. A tese discute os limites da
universidade em responder a crescente demanda de conhecimento por parte de aprendizes
adultos, especialmente seus ex-alunos graduados. Argumenta-se que o profissional de
Ciências Agrárias, que trabalha e vive longe das universidades, sente que, a cada novo dia,
o seu conhecimento está perdendo valor, assim como ele está perdendo oportunidades de
crescimento profissional. Torna-se quase impossível para esse profissional freqüentar
cursos presenciais considerando-se dois fatores limitantes: tempo e distância. Iniciando
com a hipótese de que a metodologia educacional praticada pela universidade
convencional é pouco apropriada à educação de adultos e, por outro lado, que um sistema
de educação a distância pode responder aos interesses e necessidades do profissional em
pauta, o autor busca evidências baseadas em fundamentos teóricos de aprendizagem de
adultos e educação a distância, assim como pesquisa e analisa três estudo de casos – dois
deles ocorridos no estado de Michigan, EUA e um deles no Estado do Paraná, Brasil. A
análise desses casos foi conduzida à luz do enfoque teórico da aprendizagem do adulto,
principalmente dos conceitos andragógicos de Malcolm Knowles, em um sistema de
educação a distância. Como resultado, a tese destaca e propõe componentes essenciais para
a construção de um programa de educação continuada a distância para profissionais de
Ciências Agrárias. Os principais componentes referem-se a planejamento e execução,
tecnologia educacional, interatividade, ambiente de aprendizagem, comunidade virtual,
motivação do aprendiz, avaliação em educação a distância, parcerias em cursos a distância,
apoio acadêmico e relacional, apoio e motivação de docentes, e comprometimento
institucional da universidade com um programa de educação continuada a distância | pt_BR |