Encontros entre a Literatura Infantil e a Escola Transformadora : uma análise de práticas na Escola Pública
Resumo
Resumo: Investigação sobre o trabalho realizado com a literatura infantil na década de 1980 nas escolas municipais de Araucária. Estas escolas desenvolveram projetos de educação dentro de uma proposta transformadora e democrática neste período marcado pelo fim da ditadura militar no Brasil. O objetivo foi verificar a prática organizada por professores, a partir desta proposta, com a literatura infantil renovadora e contestadora que chegou às escolas naquela década. Este estudo usou como fontes os documentos da Secretaria Municipal de Educação de Araucária, o arquivo pessoal de professores e os depoimentos cedidos em entrevistas individuais e encontros coletivos, além de estudo bibliográfico e da apresentação de diversos textos infantis. Às diferentes fontes foi destinada a mesma análise, sem conferir a nenhuma delas graus de importância maiores ou menores. Este trabalho mostrou que houve uma prática consciente do uso desta literatura como elemento de discussão e construção de uma nova realidade nas escolas de Araucária. Abstract: Investigation about the work carried out with the children's literature in the 1980's in municipal schools in Araucária. These schools developed educational projects within a proposal which was transforming and democratic in this period which was marked by the end of the military dictatorship in Brazil. The aim of this work was to verify the practice organized by teachers, starting from this proposal, with the renewed and questioning children's literature which arrived at the schools in that decade.The documents of the "Secretaria Municipal de Educação de Araucária", the teachers' personal files as well as the testimonies given in individual interviews and group meetings, in addition to bibliographical study and presentation of several children's texts were used as sources in this study. The same analysis was applied to the different sources, without granting any of them levels of greater or minor importance. This work has shown that there was a conscious practice of the use of this literature as an element for discussion and construction of a new reality in the schools in Araucária.
Collections
- Teses & Dissertações [9329]