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dc.contributor.advisorAires, Joanez Aparecida, 1965-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.creatorMelzer, Ehrick Eduardo Martinspt_BR
dc.date.accessioned2024-04-08T12:29:08Z
dc.date.available2024-04-08T12:29:08Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/27877
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Joanez Aparecida Airespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáica. Defesa: Curitiba, 27/02/2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 185-193pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho tem como por objetivo fazer um levantamento e analisar como se deram as transposições didáticas em livros didáticos de química, de 1931 a 2012. Através do referêncial teórico de Yves Chevallard, com a Transposição Didática e com as categorias dos elementos da Transposição Didática: despersonalização, desincretização, descontextualização, publicidade, criações didáticas, contradição antigo/novo, programabilidade de aquisição do saber, envelhecimento moral e biológico do saber. A técnica usada para levantamento dos dados utilizada foi a Análise de Conteúdo de Bardin (2010). Inicialmente foram analisador 55 livros didáticos de química por leitura flutuante e, posteriormente, 19 livros foram analisados, observando-se que estes apresentam formas distintas de despersonalização, desincretização, descontextualização, publicidade, criações didáticas, contradição antigo/novo, programabilidade de aquisição do saber, envelhecimento moral e biológico do saber. Compreendendo que os livros didáticos de química sofreram adaptações e modificações de suas transposições didáticas, enquanto manteve-se a tradição com relação ao tratamento dos Modelos Atômicos.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper intendeds to survey and analyze how were the didactic transpositions in textbooks of chemistry from 1931 to 2012. By the theoretical reference Yves Chevallard, with the didactic transposition and categories of the elements of didactic transposition: depersonalization, desyncretism, decontextualization, advertising, educational creations, contradiction old/new, programmability acquisition of knowledge, moral and biological aging of knowledgement. The technique used to collect data was the analysis of Bardin (2010). Initially it was analyzed 55 text books of chemistry for floating reading and later, 19 books were reviewed, analyzing that present different ways of depersonalization, desyncretism, decontextualization, advertising, instructional designs, contradiction old/new, programmability acquisition of knowledge, moral and biological aging of knowledgement. Understanding that the textbooks of chemistry suffered adaptations and modifications of its didactic transposition, while maintaining the tradition regarding the treatment of Atomic Models.pt_BR
dc.format.extent554f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectLivros didáticos - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectDidaticapt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleDo saber sábio ao saber a ensinar : a transposição didática dos modelos atômicos nos livros de química (1931-2012)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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