dc.contributor.advisor | Kubo, Elvira Mari | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História | pt_BR |
dc.creator | Cainelli, Marlene Rosa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-11T14:05:59Z | |
dc.date.available | 2022-11-11T14:05:59Z | |
dc.date.issued | 1994 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/27792 | |
dc.description | Dados retirados da capa | pt_BR |
dc.description | Orientador : Elvira Mari Kubo | pt_BR |
dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a Campanha Nacional de Educação Rural (1952-1963), os pressupostos norteadores de seu desenvolvimento e sua atuação em determinado espaço, no caso da presente pesquisa, a região de Londrina. Para fundamentação teórica da pesquisa optou-se por resgatar a literatura do período anterior, na tentativa de encontrar nas análises sobre as décadas de 30 e 40 explicações para o surgimento e desenvolvimento da Campanha Nacional de Educação Rural, buscando entender o contexto histórico onde foram articulados discursos e projetos como o da Campanha. Foi considerada a seguinte trajetória para o desenvolvimento do trabalho; o resgate dos discursos elaborados durante a década de 30 e os pressupostos de construção de uma nova sociedade; a Campanha Nacional de Educação Rural, seus objetivos, suas propostas, sua área de atuação; os caminhos percorridos pela Campanha na região de Londrina. Como foi analisada a seguinte documentação: Revistas da Campanha Nacional de Educação Rural, editadas pelo Ministério da Educação, Programas de Ensino, Relatórios do Departamento de Educação e Assistência Social da Prefeitura de Londrina e Relatórios da Assembléia Legislativa do Estado do Paraná | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumé: Ce travail a comme objectif 1'analyse de la Campagne Nationale d'Education Rurale(l952-1963), les présupposés qui ont orienté son développement et son action dans un espace determiné, dans le cas présent la région de Londrina-PR. Comme base théorique de la recherche, nous avons choisi de récupérer la Httérature de la période antérieure, avec pour but découvrir dans les analyses des années 30 et 40 des explications à 1'apparition et au développement de la Campagne Nationale d'Education Rurale, afin de comprendre le contexte historique oú ont été articulés des discours et des projets comme celui de la Campagne. Pour le développement du travail nous avons suivi la trajectoire suivante: la récuperation des discours élaborés dans les annés 30 et les, présuposés de construction d'une nouvelle societe. La CNER, ses objectifs, ses propositions, son champ d'action; les chemins parcourus par la Campagne dans la région de Londrina-PR. Comme source bibliographique ont été utilisés les documents suivants: des Revues de la CNER, editées par le Ministère de 1'Education, des Programmes dEnseignement, des Rapports du Département de 1'Education et d'Assistance Sociale de la Mairie de Londrina et des Rapports de 1'Assemblée Lésgislative de 1'Etat du Paraná. | pt_BR |
dc.format.extent | 140 f. ; 29 cm. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação rural - 1952-1963 - Londrina (PR) | pt_BR |
dc.subject | Teses | pt_BR |
dc.title | Entre a roça e o ditado : a Campanha Nacional de Educação Rural : Londrina : 1952/1963 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |