Show simple item record

dc.contributor.authorGronovicz, Marco Auréliopt_BR
dc.contributor.otherCleto, Marcelo Gechele, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduaçao em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.date.accessioned2012-08-27T15:45:38Z
dc.date.available2012-08-27T15:45:38Z
dc.date.issued2012-08-27
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/27740
dc.description.abstractResumo: A pesquisa aborda o tema estratégia de produção e suas características principais dentro da área de Engenharia de Produção. Como metodologia, este trabalho de caráter qualitativo exploratório foi realizado a partir de entrevistas de campo, observação direta, observação participativa e análise documental realizadas num estudo de múltiplos casos em empresas de médio e grande porte do setor eletroeletrônico de Curitiba e região metropolitana. Faz um levantamento via referencial, das estratégias corporativas e de produção discutidas por autores ao longo de quase vinte anos. Investiga as estratégias de produção utilizadas no período da pesquisa em empresas representativas deste segmento, pertencentes à área setorial de serviço de manufatura em eletrônica. Conclui que fatores relevantes como a globalização e consequente internacionalização das empresas, o ciclo de vida e tipo do produto, a tecnologia, o conhecimento da mão de obra e a rede de fornecedores influenciam diretamente nas áreas de decisão estruturais e infraestruturais, assim como na escolha das estratégias de produção adotadas. A pesquisa permitiu mapear algumas das principais ações adotadas pelas empresas investigadas para manterem-se competitivas e atenderem de forma adequada às necessidades desse mercado. Como contribuição identificou, comparou e analisou as prioridades competitivas, os fatores relevantes que atuam na definição das estratégias de produção, as ações adotadas nas áreas de decisão estruturais e infraestruturais das empresas pesquisadas, suas características e similaridade, e se estas fazem parte de algum grupo estratégico identificado em campo. Também fornece um panorama atualizado do segmento de serviço de manufatura em eletrônica no mercado local e internacional.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectProcesso decisoriopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectAdministração da produçãopt_BR
dc.titleEstratégias de produção utilizadas no setor eletroeletrônicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record