• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016070P1 Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
    • Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016070P1 Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
    • Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Estratégias de produção utilizadas no setor eletroeletrônico

    Thumbnail
    View/Open
    R - D - GRONOVICZ, MARCO AURELIO.pdf (3.211Mb)
    Date
    2012-08-27
    Author
    Gronovicz, Marco Aurélio
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Teses
    Processo decisorio
    Planejamento estratégico
    Administração da produção
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: A pesquisa aborda o tema estratégia de produção e suas características principais dentro da área de Engenharia de Produção. Como metodologia, este trabalho de caráter qualitativo exploratório foi realizado a partir de entrevistas de campo, observação direta, observação participativa e análise documental realizadas num estudo de múltiplos casos em empresas de médio e grande porte do setor eletroeletrônico de Curitiba e região metropolitana. Faz um levantamento via referencial, das estratégias corporativas e de produção discutidas por autores ao longo de quase vinte anos. Investiga as estratégias de produção utilizadas no período da pesquisa em empresas representativas deste segmento, pertencentes à área setorial de serviço de manufatura em eletrônica. Conclui que fatores relevantes como a globalização e consequente internacionalização das empresas, o ciclo de vida e tipo do produto, a tecnologia, o conhecimento da mão de obra e a rede de fornecedores influenciam diretamente nas áreas de decisão estruturais e infraestruturais, assim como na escolha das estratégias de produção adotadas. A pesquisa permitiu mapear algumas das principais ações adotadas pelas empresas investigadas para manterem-se competitivas e atenderem de forma adequada às necessidades desse mercado. Como contribuição identificou, comparou e analisou as prioridades competitivas, os fatores relevantes que atuam na definição das estratégias de produção, as ações adotadas nas áreas de decisão estruturais e infraestruturais das empresas pesquisadas, suas características e similaridade, e se estas fazem parte de algum grupo estratégico identificado em campo. Também fornece um panorama atualizado do segmento de serviço de manufatura em eletrônica no mercado local e internacional.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/27740
    Collections
    • Dissertações [125]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV