Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTesser, Gelson João, 1955-pt_BR
dc.contributor.authorMaia, Benjamin Perezpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-10-27T13:07:53Z
dc.date.available2020-10-27T13:07:53Z
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/27694
dc.descriptionOrientador: Gelson Joao Tesserpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 2005pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: O ensino-aprendizagem, no Colégio Estadual Professor Algacyr Munhoz Maêder, tomada pela perspectiva de desenvolvimento da "ação comunicativa", no universo escolar, implica uma situação de ações verbais dos atores (professores e alunos), dirigidas ao "agir comunicativo" de um ator na sua relação ao outro. Nessa perspectiva são fundamentais as contradições da interação, bem como a consolidação do conhecimento. O objetivo deste trabalho é explorar o conceito de ação comunicativa, baseando-se nas teorias e concepções de Jürgen Habermas, especialista no assunto, para descrever as contradições e relações entre alguns professores e alunos do Ensino Médio em sua comunicação em sala de aula. Tomando por base esse referencial teórico, foi utilizado como instrumento de pesquisa, um questionário, contendo cinco questões voltadas à ação dialógica na escola. Os dados analisados através das respostas dessa pesquisa, contribuíram para caracterizar a comunicação no ambiente escolar desta instituição de ensino, ou seja, forneceram uma pequena amostragem do "agir comunicativo" entre professores e alunos. Foram abordadas cada uma das falas ou depoimentos, sua influência e importância para a interação entre os atores envolvidos e as contradições decorrentes das mesmas. Nesta pesquisa foi possível traçar o perfil da dinâmica do "agir comunicativo" na sala-de-aula, que através de sucessivas interações e contradições, comuns, num debate dialético, revelaram a necessidade de buscar soluções para que haja a reestruturação do campo semântico da ação dos atores, numa retomada consciente de mudança na prática educativa do professor, no sentido de estabelecer um "agir comunicativo" no ensino aprendizagem. Palavras-chave: "agir comunicativo"; educação; relação professor-aluno.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: A teaching-learning process under a perspective of "communicative-action" in a classroom of the public high school PA MM, replies a situation of considering verbal actions between the actors, teachers and pupils, aimed as a communicative acting relates to another person. For this approach, the contradictions of the interaction seem essential, together with the consolidation of the knowledge. The aim of the present study is to explore the concept of communicative action based on the theories and conceptions of Jurgen Habermas , as specialist author in the subject, meaning the description of the contradictions and relationships between teachers and pupils of the high school their communication. Such a theoretical reference was used as a research fool, submitted as questionnaire with five questions in order to check up the dialogical action in the classroom actions in the school environment as a small sample of communicative acting between teachers and pupils and the communicative actions were approached in their influence and importance, and their contradictions coming out. By means of this research a frame of dynamics of communicative action in the classroom through successive interaction and contradictions in build up as usual in dialectic debates - and disclosed a need to look for solutions in order to organize again a new semantic field, where the actions base up their action. The consequent chance in the educative practice of the teacher comes out resuming awareness of the teacher teaching - learning process from a new communicative act is been Key-words: communicative act; education; relation teacher-pupil.pt_BR
dc.format.extentviii, 112 f. : grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectProfessores e alunos - Relaçõespt_BR
dc.subjectEducação - Eticapt_BR
dc.subjectComunicação na educaçãopt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEducação, saúde e ética : o agir comunicativo entre professor e alunopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples