Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCastro, Gilberto dept_BR
dc.contributor.authorBagatin, Thiagopt_BR
dc.contributor.otherPan, Miriam Aparecida Graciano de Souzapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-25T13:07:20Z
dc.date.available2020-09-25T13:07:20Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/27584
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Gilberto de Castropt_BR
dc.descriptionCo-orientadora: Profª Drª Miriam Panpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 29/03/2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 129-132pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho analisa o método fônico de alfabetização tomando como referência a concepção de sujeito e de linguagem do Círculo de Bakhtin e Vygotski. O discurso adotado pelos fonocentristas, por mais que se auto-caracterizem como "neutros", adquire um tom político e ideológico agressivos no momento em que acusam seu principal interlocutor, o construtivismo, pelos baixos índices de desempenho em alfabetização das escolas brasileiras. Como forma de superação do construtivismo, denominado por eles como "arcaico" e "ultrapassado", apresentam uma alfabetização pautada na relação grafema-fonema. A nosso ver, a criança submetida ao método fônico - caracterizado como um ritual composto por atividades mecânicas e arbitrárias - cumpre o papel de reprodutora de comportamentos, invertendo-se o lugar destinado aos sujeitos com aquele destinado ao objeto (a fonética). As atividades pedagógicas propostas pelos fonocentristas, como caligrafias, cópias, ditados e leituras automáticas tentam retirar toda audácia e turbulência das ciências humanas, aproximando (ou tentando aproximar), dessa forma, a alfabetização das ciências exatas. O ensino fonocentrista é caracterizado como um ensino normativo na medida em que tratam a fonética brasileira como um valor universal, abstraindo os sujeitos, cuja oralidade é bastante diversa em se tratando da grande diversidade de dialetos que existe num país enorme como o Brasil. Eles consideram a norma padrão como a própria fonética real brasileira, falada e utilizada por sujeitos concretos e reais. Por isso, uma alfabetização apoiada no método fônico pode ser caracterizada como normativista. As consequências desse tipo de atividade ultrapassam o limite da eficácia em apresentar respostas em testes e provas, perpassando pela relação que a criança estabelece com a leitura e a escrita, a concepção de linguagem, sujeito e mundo e um ambiente escolar propício (ou não) para o desenvolvimento das funções psicológicas superiores.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present paper analyzes the phonic literacy method by taking into account the subject and language conception from Bahktin and Vigotsky circles. The discourse adopted by the phonocentrists - despite categorizing themselves as "neutral" - acquires an aggressive political/ideological tone when its main interlocutor, the Constructivism, is pointed out as responsible by the low development rate in literacy in Brazilian schools. As a form of surpassing Constructivism, nominated by them as archaic and outdated, they present literacy based on the relation grapheme and phoneme. On our insight, the children who are exposed to a phonic method - characterized as a ritual composed of mechanic and repetitive activities - play a roleof behavior reproducers. There is an inversion, where the place occupied by the subjects now belongs to the object (Phonetics). The pedagogical activities proposed by the phonocentrists, such as calligraphies, copies, dictation and automated readings try to remove all the audacity and turbulence present in the humanities, by approaching (or trying to) the literacy process to the scientific areas. The honocentrist teaching method is characterized as a normative teaching method as it treats the Brazilian phonetics as universal, once it abstracts the subjects whose oral performance is greatly diverse due to the great dialect variation that exist in a huge country like Brazil. They consider the standard dialect as the real Brazil phonetics itself, which is spoken and used by real and concrete subjects. This is why a literacy process based on phonic methods can be described as normative. The consequences to this type of activity surpass the limit of efficiency by presenting responses in tests, by inferring that the relation which a child establishes with reading and writing, with the language conception, subject and world and an adequate scholar environment (or not) to the development of superior psychological functions.pt_BR
dc.format.extent132 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectBakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovich), 1895-1975pt_BR
dc.subjectVigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934pt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectFoneticapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAlfabetização em foco : uma análise do método fônico e sua ascenção no cenário nacionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples