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dc.contributor.advisorCarlos Herold Júniorpt_BR
dc.contributor.authorBarros, Amailson Sandro dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-09-25T13:25:20Z
dc.date.available2020-09-25T13:25:20Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/27583
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Carlos Herold Júniorpt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 26/03/2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 157-165pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente texto apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, que investigou a relação entre teoria e prática, na formação profissional do Técnico de Enfermagem, a partir da realização dos estágios curriculares supervisionados. Como referencial teórico, optou-se por autores marxistas que discutem a importância da categoria trabalho e os impactos da divisão do processo de trabalho na sociedade capitalista para a Educação Profissional, direcionando o debate para a área da enfermagem. A pesquisa articulou análise bibliográfica, histórica e documental sobre a legislação relativa à educação profissional na enfermagem; procedeu a realização de entrevistas semiestruturadas com alunos e professores de um curso técnico de enfermagem, localizado em um município do Estado do Paraná. Os resultados obtidos possibilitam a compreensão de que a realização dos estágios é essencial à formação profissional e que os mesmos seguem, tradicionalmente, uma tendência que favorece a dissociação entre conhecimento teórico e conhecimento prático. O curso estudado é um exemplo de como os estagiários são adaptados à divisão interna e hieráquica do trabalho de enfermagem, nos moldes do taylorismo. A concepção de trabalho e formação profissional é compreendida a partir da reprodução e ampliação do capital, em que se estabelece o caráter alienante do trabalho, sendo esse um desafio a ser enfrentado pelo curso.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The current paper presents the results of a qualitative research that investigated the relation of theory and practice in professional formation of a nursing technician from supervised curriculum training periods. As a theoretical reference, it was chosen Marxist authors who discuss the importance of working and the impacts of division of the working process in the capitalist society for the professional education. The debate is about nursing. This research is a bibliographical, historical and documental analysis about the legislation related to professional education on Nursing. Semi-structured interviews with students and teachers of a Nursing technical course in a municipality located in Paraná state were carried out. The results obtained make it possible to understand that training periods are essential to professional formation and they continue being, traditionally, a trend that favors the dissociation between theoretical and practical knowledge. The studied course is an example of how the trainees are adapted to the internal and hierarchic division in nursing. This obeys Taylor’s type. The working conception and the professional formation is understood from the reproduction and amplification of capital, being this the alienating character of work and a challenge to be faced in the course.pt_BR
dc.format.extent170 f. : tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectDissertações - Educaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes de enfermagem - Formaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes de enfermagem - Estagios supervisionadospt_BR
dc.subjectEnsino profissional - Curitiba (PR)pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleRelação teoria e prática no trabalho na área da saúde : um estudo a partir dos estágios dos técnicos em enfermagempt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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