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dc.contributor.authorOliveira, Victor Nassar Palmeirapt_BR
dc.contributor.otherPadovani, Stephaniapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artes. Programa de Pós-Graduaçao em Designpt_BR
dc.date.accessioned2012-08-21T18:55:47Z
dc.date.available2012-08-21T18:55:47Z
dc.date.issued2012-08-21
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/27541
dc.description.abstractResumo: O objetivo geral deste trabalho é analisar a interatividade em websites institucionais como um fator que pode influenciar a percepção dos usuários sobre a imagem da empresa. A fundamentação teórica inicia com a abordagem da Interação humano-computador (IHC) e, em seguida, discutem-se as diferentes definições de interatividade, com o objetivo de indicar a que será usada neste estudo. Na sequência, são apresentadas algumas breves definições sobre os diferentes tipos de websites incluindo o website institucional. Estabelece-se ainda uma discussão sobre as características da web 2.0 associadas ao Marketing, que evidenciam a participação do usuário no conteúdo dos websites. A fundamentação teórica contempla ainda aspectos da percepção do usuário, abordando as questões de como o usuário percebe a imagem da empresa, as conexões estabelecidas entre o consumidor e a marca e a percepção visualizada sob os diferentes níveis de experiência de uso (User Experience). Como técnica de pesquisa, realizou-se um estudo analítico, visando identificar como os diferentes níveis de interatividade são aplicados em websites institucionais. Além disso, tem-se a aplicação de um experimento, no qual há dois protótipos de websites institucionais, diferenciados pela presença de alta e baixa interatividade. Estes websites tiveram as imagens das empresas avaliadas em questionários, por dois grupos separados de usuários, um para cada website. Os resultados estatísticos demonstraram que a presença da alta interatividade não influenciou significativamente a percepção do usuário sobre a imagem da empresa, o que não confirma a expectativa e hipótese desta dissertação. No entanto, os resultados também indicaram que o website com alta interatividade despertou sentimentos mais positivos nos usuários do que o website com baixa interatividade. Os usuários também demonstraram maior interesse em construir ou compartilhar conteúdo quando expostos à alta interatividade.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectDissertações - Designpt_BR
dc.subjectSistemas de computação interativospt_BR
dc.subjectSites da Web - Desenhopt_BR
dc.subjectInteração humano-computadorpt_BR
dc.subjectMarketing na internetpt_BR
dc.titleA influência dos níveis de interatividade no website institucionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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