Juventude, escola e trabalho : razões da permanência e do abandono no Curso Técnico em Agropecuária Integrado
Date
2012Author
Steimbach, Allan Andrei, 1982-
Metadata
Show full item recordSubject
Dissertações - EducaçãoEducação do adolescente
Ensino profissional
Trabalhadores - Educação
Ensino técnico
Evasão escolar
Educação
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
DissertaçãoAbstract
Resumo: O texto apresentado a seguir é resultado da pesquisa elaborada durante o mestrado em Educação e intitula-se "Juventude, Escola e Trabalho: razões da permanência e do abandono no curso Técnico em Agropecuária Integrado". Este curso se reestruturou com a mudança de rumos das políticas educacionais paranaenses para a Educação Profissional empreendida pela Gestão Roberto Requião (2003-2010). Tais políticas pretendiam não somente revitalizar a Educação Profissional no Paraná, abandonada pela gestão anterior, como também efetivar uma proposta de formação que fosse além dos conhecimentos puramente técnicos, mas que os integrasse aos conhecimentos gerais. Contudo, essa política, mesmo apresentando avanços significativos para a construção de uma nova proposta de enfrentamento aos problemas recorrentes ao Ensino Médio, não conseguiu amainar as altas taxas de abandono escolar nesta etapa da Educação Básica, salvo exceções como a do Curso Técnico em Agropecuária Integrado. A análise buscou compreender, mediante apreciação do discurso dos alunos e profissionais de dois colégios agrícolas paranaenses, as razões para que, na realidade do Curso Técnico em Agropecuária Integrado, a permanência dos estudantes ao longo do curso seja maior do que no Ensino Médio em geral e do que em outros cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, mas, também, por que os que abandonam, o fazem. Para tanto, a investigação realizou pesquisa de campo na qual foram entrevistados alunos concluintes e profissionais do Curso Técnico em Agropecuária Integrado, nos dois colégios que serviram de base empírica à pesquisa. Também foram entrevistados alunos que não permaneceram no curso, em uma das instituições. Além disso, foram realizadas: observações sistemáticas dos dois colégios, bem como foram aplicados questionários socioeconômicos e realizadas produções de texto com os alunos concluintes das duas instituições. A partir dos dados apresentados, constatou-se, sobremaneira, que os jovens estudantes de um colégio agrícola constroem significados muito positivos de sua experiência escolar. Isso se dá pelo fato de que, no espaço-tempo de uma escola integral e interna, os alunos forjam a maioria de suas relações de juventude na própria escola, logo, a instituição escolar passa a ser algo de grande importância para as suas vidas. Além disso, percebeu-se que estas escolas conseguem manter certo padrão de qualidade no que diz respeito à formação ofertada, fruto de políticas educacionais mais consistentes, o que demonstrou ser razão para entrar e para ficar na escola. Contudo, também foi verificado um grande distanciamento das instituições em relação aos jovens que são, muitas vezes, tratados meramente como alunos que precisam ser disciplinados. Nessa lógica, muitos alunos perdem o direito ao internato e, desse modo, precisam abandonar a escola. A outra forte razão para o abandono é a falta de adaptação inicial a um colégio tão distinto da realidade comum em nosso país. Abstract: The following text, is a result from the research developed for the master's degree in Education, and is entitled "Youth, School and Work: reasons for the permanence and abandoning the Integrated Agricultural Technician course". This course has restructured itself with the changing of directions in the educational politics in Paraná state for the Professional Education, under the administration of Roberto Requião (2003-2010). Such policies, intended not only to revitalize the Professional Education in Paraná, abandoned by the previous administration, but also to carry out a formation proposal that goes beyond the purely technical knowledge, but to integrate those to the general knowledge. However, this policy, even showing significant advances for the construction of a new proposal in facing the recurrent problems in Secondary School, did not accomplished to drop the high rates of school abandonment in this stage of the basic education, save exceptions like the Integrated Agricultural Technician course. The analysis tried to understand, through the review of the student's and professional's discourse in two agricultural schools in Paraná, the reasons that, in the reality of the Integrated Agricultural Technician course, the permanence of the students along the course is higher than the regular Secondary School in general, and in other Technical Professional Education in Secondary Level. For this purpose, the investigation conducted a field research in which were interviewed concluding students and professionals of the Integrated Agricultural Technician course, in both schools that were used as empirical basis for the research. Also, were interviewed students that didn't remained in the course, in one of the institutions. In addition, were held: systematic observations in both schools as well were applied socioeconomic survey and conducted text productions with the graduate students in both institutions. From the presented data, was found, greatly, that the young students in a agricultural school build really positive meanings of their academic experience. This happens because in the, space-time of a boarding school, the students create most of their youth relations inside the school, therefore, the school becomes something of great importance in their lives. Furthermore, it was noticed that these schools are able to maintain a certain quality pattern as regards the offered formation, consequence of a more consistent educational policy, what has shown to be reason to enter and stay in school. However, was also observed a big distance between the institution and the young, which are treated merely as students that must be disciplined. Using this logic, a lot of students lose their right to internship, and this way must abandon school. Another strong reason for abandoning
school is the lack of early adaptation to a school so distinct from our country common reality.
Collections
- Teses & Dissertações [8509]