• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • Teses & Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Licenciatura em matemática a distância : compreensões a partir de um estudo sobre o ensino de vetores

    Thumbnail
    View/Open
    R - D - MATTOS, SILVANA GOGOLLA DE.pdf (3.818Mb)
    Date
    2012
    Author
    Mattos, Silvana Gogolla de
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Teses
    Ensino auxiliado por computador
    Licenciatura - Matemática
    Geometria analitica
    Matemática
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: O presente trabalho tem como objetivo ampliar a compreensão sobre a Licenciatura em Matemática a distância a partir de um estudo sobre o ensino de vetores. Essa pesquisa foi realizada na Universidade Federal de Santa Catarina, que faz parte do Sistema Universidade Aberta do Brasil, e oferece, dentre outros cursos de nível superior, o curso de Licenciatura em Matemática a distância. Dentre as possibilidades de foco desse trabalho, optei pela interação, em virtude da sua importância para que o processo de ensino e aprendizagem na educação a distância possa acontecer de forma dinâmica. Para atingir o objetivo dessa pesquisa foram realizadas cinco entrevistas: (1) com um dos professores responsáveis pela disciplina de Geometria Analítica; (2) com uma tutora a distância, (3) com um tutor presencial, (4 e 5) com dois alunos. Além disso, foi elaborado e aplicado um questionário aos alunos que estavam cursando essa disciplina, bem como, feito um estudo sobre o ambiente virtual, o material didático, as videoaulas e videoconferências referentes ao tema. O que se pôde observar ao final desse trabalho foi que existem divergências entre o preconizado pelos teóricos e o que ocorre de fato. Verificou-se também a existência de recursos no ambiente virtual do curso (fóruns de discussão, chat, etc), que são porém, pouco ou nunca utilizados por alunos, professores e/ou tutores.
     
    Abstract: The present task has an aim to extend the comprehention about the Degree in Mathematics in distance from an study about the teaching of vectors. This research has been done at the Federal University of Santa Catarina, that is part of the Open University System of Brazil, and offers, among other upper level courses, the course of Degree in Mathematics. Among the possible focus of this work, I opted for the interaction, because of its importance for the process of teaching and learning in distance education can happen dynamically. To achieve the goal of this research were conducted five interviews: (1) with one of the teachers who is responsible for the discipline of analytic geometry, (2) with a tutor at distance, (3) with a tutor face (4 and 5) with two students. Furthermore, it was developed and applied a questionnaire to students who were attending this course, as well as a study done on the virtual environment, the educational material, the video classes and video conferences on the subject. What could be observed at the end of this study was that there are differences between what was prescribed by theoretical and what actually happens. There was also the existence of resources in the virtual environment of the course (discussion forums, chat, etc.), which are but little or never used by students, teachers and/or tutors.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/27379
    Collections
    • Teses & Dissertações [6963]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV