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dc.contributor.advisorReis, Rodrigo Siqueirapt_BR
dc.contributor.authorKienteka, Marilsonpt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.date.accessioned2019-02-04T19:03:59Z
dc.date.available2019-02-04T19:03:59Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/27327
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Rodrigo Siqueira Reispt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Defesa: Curitiba, 09/03/2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 135-141pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentraçao: Exercício e esportept_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo da presente estudo foi analisar a associação entre os aspectos individuais e ambientais com uso de bicicleta no lazer e na forma de transporte com adultos residentes de Curitiba. Para tanto, realizou-se uma revisão sistemática que buscou identificar os fatores associados com o uso da bicicleta em estudos indexados nas principais bases de dados da área de saúde. Foram selecionados 29 estudos que abordaram especificamente o assunto. Nestes estudos, foram identificados 61 fatores associados com o uso de bicicleta, e destes, apenas 11 apresentaram força de associação conclusiva. Dos 61 fatores identificados nos estudos da revisão sistemática, 27 foram classificados como barreiras, os quais formaram um quadro conceitual que foi submetido aos especialistas da área de atividade física e saúde, que, em consenso, elegeram 13 fatores para compor um instrumento que pudesse avaliar as barreiras para o uso de bicicleta. O instrumento foi aplicado em conjunto com um questionário multidimensional face a face, em um teste piloto, em 66 indivíduos com idade entre 18 e 79 anos, em Curitiba-PR, em 2010. O questionário obteve sua validade de construto através da literatura e do consenso dos especialistas, e a fidedignidade foi verificada pela consistência interna, pelo alfa de Cronbach, pelo procedimento de teste-reteste com 10 dias de intervalo, em média, e pelo coeficiente de correlação intraclasse (CCI). A análise de consistência interna (? Cronbach) demonstrou valores significativos (?0,70) para todos os itens do instrumento, tanto para o lazer (?=0,77) quanto para o transporte (?=0,82). Os itens da escala apresentaram concordância elevada tanto no lazer (80,3 a 93,9%) como no transporte (76,9 a 90,8%). De maneira similar, os valores de concordância de Kappa foram moderados a elevados para os dois domínios (transporte: 0,53 a 0,82; Lazer: 0,41 a 0,82). Os valores de CCI dos subescores foram 0,89 (IC95%: 0,82-0,94) e 0,93 (IC95%: 0,88-0,96) para o transporte e lazer, respectivamente. A escala apresentou qualidade psicométricas adequadas para avaliar barreiras para o uso de bicicleta em adultos. O instrumento de barreiras foi inserido no projeto ESPAÇOS de Curitiba, que faz parte do IPEN-Study (International Physical Activity and Environmental Study). Os dados foram coletados em indivíduos selecionados de forma aleatória, em 32 setores censitários de Curitiba-PR. A amostra foi composta por 677 indivíduos entre 18 e 65 anos. A frequência de utilização de bicicleta foi de 16,7% no lazer e de 11,2% no transporte. Foram verificadas prevalências no uso de bicicleta no lazer com os homens (RP: 2.02; IC95%:1.61-2.53 ), com a faixa etária dos mais jovens com idade entre 18-29,9 anos (RP: 2.03; IC95%:1.35-3.06), com aqueles com posse de bicicleta (RP: 8,68; IC95%:4.89-15.3) e também com os classificados como ativos (RP: 2.48; IC95%:1.52-4.05). No transporte, as prevalências observadas foram também com os homens (RP: 3.71; IC95%:2.47-5.56), com a faixa etária dos adultos entre 30-39,9 anos (RP: 1.69; IC95%:1.01-2.81), com o extrato socioeconômico baixo (RP: 6.35; IC95%:2.63-15.33), com a posse de bicicleta (RP: 10.48; IC95%:5.35-20.51), com a percepção negativa de qualidade de vida (RP: 1.60; IC95%:1.03-2.47) e com o status de não estar trabalhando (RP: 1.68; IC95%:1.06-2.65). As barreiras que obtiveram associação com o uso de bicicleta no lazer foram: falta de vontade/motivação (RP: 0.53; IC95%:0.36-0.76; p=0.002), clima desfavorável (RP: 1.82; IC95%:1.30-2.55) e a questão de não ter bicicleta (RP: 0.16; IC95%:0.08-0.32). Para as barreiras no uso de bicicleta no transporte, foram elencadas a percepção de muita poluição (RP: 1.86; IC95%:1.17-2.97), falta de vontade/motivação (RP: 0.51; IC95%:0.30-0.86;), clima desfavorável (RP: 2.24; IC95%:1.43-3.52), a questão de não ter bicicleta (RP: 0.11; IC95%:0.04-0.32) e a distância entre os destinos (RP: 0.56; IC95%:0.37-0.84). A análise da classificação por escore de barreiras não apresentou associação com o uso da bicicleta no transporte ou no lazer. A promoção de política pública de incentivo ao uso da bicicleta pode ser mais eficaz e direta se os fatores individuais e ambientais que influenciam no uso da bicicleta sejam identificados na população.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The aim of this study was to analyze the association between individual and environmental aspects in the leisure and transport bicycling in adult residents of Curitiba. To this end, we carried out a systematic review that sought to identify factors associated with bicycling in studies indexed in major databases in the health field and were selected 29 studies that specifically addressed the issue. These studies were identified 61 factors associated with bicycling, and of these only 11 showed conclusively strength of association. Of the 61 factors identified in studies of systematic review, 27 were classified as barriers, which formed a conceptual framework that was submitted to experts in the field of physical activity and health, which elected 13 factors in consensus to make an instrument that could assess the barriers for bicycling. The instrument was applied in conjunction with a multidimensional questionnaire face to face in a pilot test in 66 subjects aged between 18 and 79 years old in Curitiba-PR, in 2010. The questionnaire obtained its construct validity through literature and the consensus of experts and the reliability was verified by internal consistency, Cronbach's alpha, in accordance with the test-retest interval of 10 days on average and the intraclass correlation coefficient (ICC). The analysis of internal consistency (Cronbach ?) values showed significant (? 0.70) for all items of the instrument, both for leisure (? = 0.77) and for transport (? = 0.82). The scale items had high correlation in both the leisure (80.3 to 93.9%) and transport (76.9 to 90.8%). Similarly the values of Kappa agreement were moderate to high for both domains (transport: 0.53 to 0.82; Leisure: 0.41 to 0.82). The ICC values of the sub scores were 0.89 (95% CI: 0.82 to 0.94) and 0.93 (95% CI: 0.88 to 0.96) for transport and leisure, respectively. The psychometric quality scale was appropriate to evaluate the barriers to adult bicycling. The barriers instrument was inserted into the Curitiba SPACES project, which is part of IPEN-Study (International Physical Activity and Environmental Study). Data were collected from randomly selected individuals in 32 census tracts in Curitiba-PR. The sample was of 677 individuals between 18 and 65 years old. The frequency of cycling was 16.7% in leisure and 11.2% in transport. The prevalence were observed in the leisure bicycling with men (PR: 2.02, 95% CI: 1.61-2.53), with age of the youngest aged 18 to 29.9 years old (PR: 2.03, 95% CI: 1.35 -3.06), those with in possession of bike (PR: 8.68, 95% CI: 4.89-15 .3) and also with those classified as active (PR: 2.48, 95% CI :1.52-4 .05). In utilitarian bicycling form, the prevalence were also with men (PR: 3.71, 95% CI :2.47-5 .56), with adults aged between 30 to 39.9 years old (PR: 1.69, 95% CI :1.01-2 .81) with low socioeconomic extract (PR: 6.35, 95% CI :2.63-15 .33), with the possession of bike (PR: 10.48, 95% CI: 5.35-20 .51), with the negative perception of quality of life (PR: 1.60; 95% CI :1.03-2 .47) and the status of not working (PR: 1.68, 95% CI :1.06-2 .65). The barriers that had association with the use of cycling in leisure time were: lack of desire / motivation (PR: 0.53, 95% CI: 0.36-0 .76, p = 0.002), unfavorable climate (PR: 1.82, 95% CI: 1.30-2 .55) and the issue of not having bike (PR: 0.16, 95% CI: 0.08-0 .32). For barriers to bicycling in transport form were: the perception of high pollution (PR: 1.86, 95% CI :1.17-2 .97), lack of desire / motivation (PR: 0.51, 95% CI :0.30-0 .86 ;), unfavorable climate (PR: 2.24, 95% CI :1.43-3 .52), the issue of not having bike (PR: 0.11, 95% CI :0.04-0 .32) and the distance between destinations (PR: 0.56, 95% CI :0.37-0 .84). The analysis of the rating score of barriers was not associated with transport or leisure bicycling. The promotion of public policy to encourage bicycle use may be more effective and direct that the individual and environmental factors that influence the bicycling in the population are identified.pt_BR
dc.format.extent160f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectBICICLETA - TRANSPORTEpt_BR
dc.subjectLazer e esportept_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.titleAspectos individuais e ambientais associados ao uso de bicicletas no lazer e no transporte em adultos de Curitiba-PRpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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