Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLeite, Lilian Iankept_BR
dc.contributor.otherRanzi, Serlei Maria Fischer, 1955-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-04T18:23:35Z
dc.date.available2020-08-04T18:23:35Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/27301
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Serlei Maria Fischer Ranzipt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 23/02/2012pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 215-229pt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo o conselho de classe, prática historicamente construída entre os fazeres ordinários da escola. Para tanto, as produções acadêmicas, a legislação e em especial os registros produzidos na escola, foram documentos essenciais para compreender a constituição inicial dessa instância na educação secundária, bem como problematizar os significados oficiais e as diferentes formas de sua (re) apropriação pelos sujeitos escolares. A tese objetiva: discutir os significados do conselho de classe numa perspectiva histórica; analisar as atas de registros dos conselhos de classes que fazem referência aos problemas diagnosticados, as proposições e aos consensos decididos durante as reuniões; e analisar as formas de apropriação dos preceitos legais sobre conselho de classe no ensino secundário, bem como seus usos no cotidiano escolar. A delimitação temporal da pesquisa inicia-se em 1958, quando o conselho de classe é introduzido no Brasil e prolonga-se até os anos de 1990, quando as escolas substituíram os registros manuscritos em livros-atas pelas planilhas digitalizadas ou passaram a registrar apenas os resultados do rendimento do aluno. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de "história do tempo presente". A tese está organizada em quatro capítulos. No primeiro, intitulado "Conselho de classe: cada estudo, um espelho de cem faces", apresento um conjunto de produções acadêmicas que se ocupam do conselho de classe, destacando especificamente o conceito e ou definição privilegiada pelos autores no desenvolvimento de suas pesquisas sobre o tema. No segundo capítulo, "Conselho de classe: (re) apropriações práticas das prescrições oficiais", retomo, inicialmente, aspectos do contexto educacional, a partir dos anos de 1920, e que repercutiram na (re) organização da educação brasileira e, também paranaense. Num segundo momento, destaco aspectos sobre a inserção do conselho de classe no Brasil, e sua disseminação pelas escolas durante o processo de implementação da lei n.º 5.692/71. No terceiro capítulo, intitulado "Os conselhos de classe: fendas e achados no reticulado do sistema educacional", analiso, a partir dos registros das atas uma escola, a implementação da reforma educacional no início dos anos de 1970. Contexto em que o conselho de classe passou a ser incorporado ao cotidiano escolar. "Conselhos de classe: fabricando usos para o espaço colegiado" é o título do quarto capítulo. Nele analisei os significados incorporados ao conselho de classe pelos sujeitos escolares no dia a dia da escola. Por fim, problematizo transformações na prática do conselho de classe, buscando apreender as concepções de ensino e de aprendizagem, por meio dos registros produzidos na escola. Os resultados da pesquisa me permitem defender a tese de que as estratégias empregadas para a implantação e implementação de reformas educacionais tem o poder de atuar sobre o cotidiano dos sujeitos escolares, de modificar suas rotinas e, consequentemente, a cultura escolar. Por outro lado, os sujeitos escolares, diante das condições que lhe são postas, adotam inúmeras táticas de (re) emprego e de uso que precisam ser problematizadas por aqueles que desejam compreender melhor a escola e também por aqueles que atuam nos lugares de poder e almejam mudanças qualitativas no cenário educacional brasileiro.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present research is focused on the study of the class council, a historically built practice inserted among the ordinary doings on the scholar context. For that purpose, the academic production, the laws and specially the records produced inside the school were essentials documents to understand the initial constitution of that instance over the secondary education, as well as to questioning the officials meanings and the different types of appropriation and recycled appropriation by the scholar agents. The thesis intends to: discuss the meanings of the class councils in a historical perspective; analyze those class council?s records containing the identified problems, the propositions and the consensus built during the current assemblies; analyze the types of appropriation of the legal aspects over the class council on the secondary education, as well as the use of those on the scholar daily practice. The time frame chosen begins in 1958, which is when the class council was first introduced in Brazil, and extends until the 1990?s, when the schools started to discontinue the use of handwritten minutes switching to digital files or started to record only the marks obtained by the student. Therefore, the thesis is allocated on the field of "the history of the present time". The study is divided within four chapters. On the first chapter, entitled "Class council: each study is a mirror with one hundred faces", I present a board of academic productions over the subject of class councils, highlighting specifically the concept and/or the definition alleged by the authors during the development of their ideas about the theme. On the second chapter, "Class council: the appropriations and recycled appropriations over the official prescriptions", I show again, initially, aspects of the educational context after the 1920?s that impacted over the organization (and reorganization) of Brazil?s educational system and also on the State of Paraná. On a further moment I remark the aspects of the inception of the class councils in Brazil and how this practice had spread out throughout the Brazilian schools as consequence of the introduction of the act nº. 5.692/71. On the third chapter, entitled "The class councils: slots and findings on the reticulated of the educational system", I analyze, focusing on the record files of a specific school, the implementation of the educational reform during the beginning of the 1970?s. In that context the exercise of the class council were introduced into the scholar daily practice. "Class councils: producing uses for the collegial body" is the title of the fourth chapter. In it I analyzed the attributed meanings for the class councils by the scholar agents during the school daily basis. Finally, I analyze changes over the class council?s practice, trying to understand the conceptions over education and apprenticeship expressed through the files produced on school. The research results allow me to state that the strategies applied to implement the educational reforms have the power to act over the daily practice of the scholar agents, to modify their routines and, therefore, the scholar culture. In the other hand, the scholar agents, confronted with the offered conditions, starts to adopt several tactics of use and recycled use; those tactics need to be analyzed for the ones who wish a better understanding about the school and for those who act on the legal decision instances and persecute quality changes on the Brazilian educational scenario.pt_BR
dc.description.abstractResumem: Esta investigación tiene como objeto de estudio el consejo escolar, práctica históricamente construida entre los haceres ordinarios de la escuela. En las producciones académicas, en la legislación y en especial en los registros producidos por y en la escuela, comprender la constitución inicial de esta instancia en la educación secundaria, bien como problematizar los significados oficiales y las distintas formas de (re) apropiación y de su (re) empleo por los sujetos escolares. La tesis objetiva: discutir los significados del consejo escolar en una perspectiva histórica; analizar los registros de los consejos escolares que hacen referencia a los problemas diagnosticados, las proposiciones y a los consensos decididos durante las reuniones del consejo escolar; y analizar las formas de apropiación de los preceptos legales sobre consejo escolar en la enseñanza secundaria, bien como sus usos en el cotidiano escolar. La delimitación temporal de la investigación inicia en 1958, cuando el consejo escolar es introducido en Brasil y se prolonga hasta los años 1990, cuando las escuelas sustituyeron los registros manuscritos por las planillas digitalizadas o pasaron a registrar apenas los resultados del rendimiento escolar del alumno. Se trata, por lo tanto, de una investigación de "historia del tiempo presente". La tesis está organizada en cuatro capítulos. El primer capítulo, intitulado "Consejo escolar": cada estudio, un espejo de cien caras", presento un conjunto de producciones académicas que se ocupan del consejo escolar, destacando específicamente el concepto y o definición privilegiada por los autores en el desarrollo de sus investigaciones sobre el tema. En el segundo capítulo, "Consejo escolar: (re) apropiaciones prácticas de las prescripciones oficiales", retomo, inicialmente, aspectos del contexto educacional, a partir de los años 1920, y que repercutieron en la (re) organización de la educación brasileña y, también paranaense. En un segundo momento, destaco aspectos sobre la inserción del consejo escolar en Brasil, y su diseminación por las escuelas durante el proceso de implementación de la lei nº 5.692/71. En el tercer capítulo, intitulado "Los consejos escolares: fendas y encontrados en el reticulado del sistema educacional" analizo, a partir de atas de una escuela, la implementación de la reforma educacional en el inicio de los años 1970. Contexto, en que el consejo escolar, pasó a ser incorporado al cotidiano escolar. "Consejos escolares: fabricando usos para el espacio colegiado", es el título del cuarto capítulo. En el analicé los significados incorporados al consejo escolar por los sujetos escolares en el día a día de la escuela. Por fin problematizo las transformaciones en la práctica del consejo escolar, buscando aprehender las concepciones de enseñanza aprendizaje, por medio de los registros producidos en la escuela. Los resultados de la pesquisa permiten defender la tesis de que las estrategias empleadas para la implantación e implementación de reformas educacionales tienen en poder de actuar sobre el cotidiano de los sujetos escolares, de modificar sus rutinas y, consecuentemente, la cultura escolar. Por otro lado, los sujetos escolares, delante de las condiciones que le son puestas, adoptan innúmeras tácticas de (re) empleo y de uso que precisan ser problematizadas por aquellos que desean comprender mejor la escuela y también por aquellos que actúan en los lugares de poder y aspiran cambios cualitativos en el escenario educacional brasileño.pt_BR
dc.format.extent239 f. : tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectConselhos de educaçãopt_BR
dc.subjectEscolas - Administraçãopt_BR
dc.subjectEducação - Historiografiapt_BR
dc.subjectReforma do ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleConselho de classe : a historicidade de uma prática entre os fazeres ordinários da escola (1950-1990)pt_BR
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples