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dc.contributor.authorOliveira, Wilson dept_BR
dc.contributor.otherLimongi, Maria Isabel de Magalhães Papaterra, 1967-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.date.accessioned2020-02-21T17:05:42Z
dc.date.available2020-02-21T17:05:42Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/27130
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Maria Isabel Limongipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa: Curitiba, 13/12/2011pt_BR
dc.descriptionBibliografia: fls. 100pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentraçao: História da filosofia moderna e contemporâneapt_BR
dc.description.abstractResumo: Na medida em que Pascal descreve a sua noção de ordem social a justiça é um tema que recebe um tratamento especial por esse pensador cristão do século XVII. Ele suspeita que a nossa justiça vigente não possua, de fato, uma substancialidade justa e se empenha em demonstrar como a força e a imaginação são as verdadeiras potências criadoras da nossa frágil justiça. Mas se uma justiça produzida pelo esforço conjunto da força e da imaginação é a que regula as relações na ordem social o que houve com aquela justiça universal e verdadeira? A resposta de Pascal é que simplesmente não a temos mais. Embora ainda conserve em sua filosofia aquele conceito de justiça universal, ele não tem mais nenhum efeito na sociedade dos homens. Esse fenômeno extraordinário que é o da ordem social se deixar regular por uma justiça meramente estabelecida que não guarda mais nenhuma relação com a justiça universal revela um traço sintomático da natureza humana que encontra explicação no paradoxo que constitui a sua atual condição. Desse modo, Pascal ao tratar do tema da justiça na ordem social não está preocupado tanto em estabelecer o seu estatuto ontológico nem mesmo sua possibilidade fática, mas sim, em apontar, a partir desse tema, a condição paradoxal do homem no mundo. Essa parece ser a tese mais fundamental que situa no horizonte dos temas tratados no interior dos Pensamentos entre os quais, se inclui a justiça.pt_BR
dc.description.abstractResume: Dans la mesure où Pascal décrit sa notion d'ordre social la justice est un sujet qui reçoit un traitement spécial par ce penseur Chrétien du siècle XVII. Il soupçonne que notre justice actuel n'a pas, en fait, une substantialité juste et s'efforce de démontrer comment la force et l'imagination sont les vrais pouvoirs créatifs de notre justice fragiles. Mais si une justice produite par l'effort conjugué de la force et de l'imagination c'est celui ce qui règle les relations dans la ordre social celui qu'était là avec cette justice universelle et vraie ? La réponse de Pascal est que nous ne l'avons pas simplement plus. Bien que toujours garder cette notion dans sa philosophie de la justice universelle, il n'a plus aucun effet sur la société des hommes. Ce phénomène extraordinaire qui est cela de l'ordre social s'il laisse pour régler pour une justice simplement établie qui ne garde pas plus de n'importe quelle relation avec la justice universelle révèle une ligne symptomatique de la nature humaine qu'il trouve l'explication dans le paradoxe qui constitue sa condition actuelle. Ainsi, Pascal d'aborder la question de la justice dans l'ordre social n'est pas concerné tant à établir son statut ontologique, voire leur capacité factuelle, mais plutôt de souligner, à partir de ce thème, la condition paradoxale de l'homme dans le monde. Cela semble être plus fondamental que la thèse se trouve sur la horizon des sujets abordés dans les pensées dont notamment la justice.pt_BR
dc.format.extent101f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectPascal, Blaise, 1623-1662pt_BR
dc.subjectDissertações - Filosofiapt_BR
dc.subjectJustiça (Filosofia)pt_BR
dc.subjectOrdem (Filosofia)pt_BR
dc.subjectOrdem socialpt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.titleA Condição humana em Pascal a partir da noção de justiçapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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