Show simple item record

dc.contributor.authorOliveira, Maria Cecilia Marins de, 1943-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Ciencias Humanas, Letras e Artespt_BR
dc.date.accessioned2012-04-03T14:34:35Z
dc.date.available2012-04-03T14:34:35Z
dc.date.issued2012-04-03
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/27097
dc.description.abstractRESUMO O presente trabalho analisa a instrução primária no Paraná Provincial quanto ã sua organização, evolução e expansão, sendo consideradas, especificamente, as variáveis escola, professor e aluno. No tocante ã escola, verificou-se, no período, a expansão da rede escolar, estudando-se as escolas públicas e particulares, voltadas para o atendimento da população escolar de ambos os sexos. Quanto ao professor, procurou-se dar uma visão de sua situação funcional e dos problemas inerentes ao exercício do magistério. Com referência aos alunos, determinou-se a população escolarizada em relação àquela não escolarizada e à geral da Província. Na interação escola/professor/aluno foram considerados os currículos e métodos de ensino-aprendizagem. Foram levados ainda em consideração aspectos político - administrativos, sócio-econômicos e culturais da conjuntura, sobretudo a entrada de elementos estrangeiros que influenciaram na expansão do ensino primário. Assim, pretendeu-se dar uma visão da dinâmica do ensino primário no Paraná, acionada principalmente pela ação dos governos provinciais.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.publisherSECE/BPPpt_BR
dc.titleO ensino primario na provincia do Paranapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record