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dc.contributor.authorFontanella, Péricles, 1970-pt_BR
dc.contributor.otherVieira, Valter Afonsopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.date.accessioned2018-06-14T20:50:48Z
dc.date.available2018-06-14T20:50:48Z
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/26874
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Valter Afonso Vieirapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Administração. Defesa: Curitiba, 04/04/2008pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta pesquisa teve como objetivo identificar as principais associações de compras de produtos realizadas pelos consumidores em um supermercado de pequeno porte, na cidade de Quedas do Iguaçu, interior do Paraná, a partir do uso da ferramenta Data Mining, utilizando-se das regras de associação. O trabalho foi desenvolvido no Supermercado Franzoni, através da análise do banco de dados do período de Janeiro até Dezembro de 2009. Primeiro, os resultados encontrados demonstram que a ferramenta Data Mining ajuda a identificar determinados setores de maior volume de vendas e produtos de maior relevância dentro do mix de vendas da organização, como é o caso do setor hortifrutigranjeiro (batata monaliza e banana catura). Segundo, após a análise foram sugeridos os combos de vendas e, após implantados, auxiliaram na verificação e validação das associações descobertas na fase anterior. Assim sendo, os combos confirmaram que a conversão dos dados garimpados em informações possibilitam alavancar vendas dos produtos Limpol Multi Uso 500ml, Fruta Citr Q-Boa, e Pêssego em Calda 400g. A presente pesquisa contribui academicamente demonstando que a associação de compra auxilia o gestor em problemas práticos, trazendo novas oportunidades para serem exploradas via comunicação de marketing.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research had as objective to identify the main purchase associations of products in a small-sized supermarket, at Quedas do Iguaçu city, state of Paraná, from the use of the Data Mining tool, using of the association rules. The work was developed at Franzoni Supermarket, through the analysis of the data base in the period from January to December of 2009. The joined results demonstrate that tools as Data Mining helps to identify determined sectors and products of relevance of the mix of sales in the organization, as it is the case of the agricultural products sector (monalisa potato and catura banana); the suggested combos and implanted to assist in the verification and validation of the discovered associations had confirmed that the conversion of the data in information makes possible to leverage the sales (Limp Multi Uso 500ml Fruta Citr, Q-Boa 8400% e Pêssego em Calda 400g. Metades Cantu 5400%); also suggests, that seasonality can indicate better periods of commercialization and combos composition. The present research aims contribute academically bringing new challenges and opportunities to administration research realization by Data Mining application.pt_BR
dc.format.extent[13], 129 f. : il. [algumas color.] ; 30 cm.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMineração de dados (Computação)pt_BR
dc.subjectSupermercados - Administraçãopt_BR
dc.subjectCompras - Planejamentopt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.titleAssociações de compra em supermercado utilizando o data miningpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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