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dc.contributor.otherCumin, Liliana Madalena Gramani, 1964-2020pt_BR
dc.contributor.otherChaves Neto, Anselmo, 1945-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenhariapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.creatorBogo, Rudinei Luizpt_BR
dc.date.accessioned2024-02-23T16:57:44Z
dc.date.available2024-02-23T16:57:44Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/26811
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª. Liliana Madalena Gramanipt_BR
dc.descriptionCoorientador: Prof. Dr. Anselmo Chaves Netopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Setor de Tecnologia, Curso de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia. Defesa: Curitiba, 23/02/2011pt_BR
dc.descriptionInclui bibliografiapt_BR
dc.descriptionArea de concentração: Programação matemáticapt_BR
dc.description.abstractResumo: Acidentes de trânsito têm se incorporado cada vez mais na vida das pessoas. No Brasil existe um número grande de rodovias pelas quais trafegam diariamente milhares de veículos. Em consequência disso, acidentes ocorrem com frequência tomando números preocupantes para nossa sociedade. Dentre as rodovias brasileiras, a BR- 116 destaca-se por ser umas das principais rodovias brasileiras pois liga o nordeste ao sul do país. As técnicas da análise estatística multivariada não foram encontradas em trabalhos publicados com aplicações em acidentes de trânsito. O objetivo principal do presente studo é aplicar a análise de correlação canônica e análise de agrupamentos nos dados dos cidentes registrados na rodovia BR-116, no trecho que compreende o Estado do Paraná. Foram utilizados dados obtidos da Polícia Rodoviária Federal do Paraná dos acidentes ocorridos nos anos de 2007, 2008 e 2009. A aplicação da correlação canônica foi realizada para verificar as relações existentes entre dois grupos de variáveis referentes aos acidentes: tipos de acidentes, causas de acidentes, condições meteorológicas, fases do dia e características da pista. Por outro lado, a análise de agrupamento foi feita, utilizando o método das k-médias, para agrupar os quilômetros da rodovia considerando todas as variáveis utilizadas na correlação canônica. Os resultados apontam para uma alta correlação entre os grupos considerados. Além disso, nota-se ainda uma forte correlação entre algumas variáveis e alguns quilômetros apresentaram mais problemas em relação a outros. Os grupos formados agruparam os quilômetros que apresentaram características semelhantes em relação aos acidentes. Os resultados obtidos pelas técnicas se complementam para o melhor entendimento dos acidentes que ocorrem na BR-116.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Traffic accidents have become increasingly embedded in people’s lives. In Brazil there is a lot of highways along which thousands of vehicles travel daily. In Consequently, accidents have occurred frequently taking hard numbers to our society. Among the roads Brazil, BR-116 is notable for being one of the main Brazilian roads linking south to northeast. The multivariate statistical analysis techniques are relatively recent published works were not found with applications in traffic accidents. The main objective of this study is to apply the canonical correlation analysis and cluster analysis on data from accidents recorded in BR-116, the stretch that includes the state of Parana. Were used data obtained by the Federal Highway Police of Parana of accidents in the years 2007, 2008 and 2009 on the highway BR-116. In the application of canonical correlation to check the relationship between two groups of variables were An analysis of some groups of variables related to accidents: types of accidents, causes of accidents, weather condition, phases of the day and the track characteristics. Moreover, the analysis clusters was made using the method of k-means, for cluster the miles of highway considering all the variables used in the canonical correlation. The results point to a high correlation between the groups. Furthermore, note still a strong correlation between some variables and some km had more problems in relation to others. The formed groups that had pooled km similar characteristics in relation to accidents. The results obtained by complementary techniques for the best understanding of the accidents that occur on the BR-116.pt_BR
dc.format.extent110 p. : il. [algumas color.] ; 30 cm.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectCorrelação (Estatistica)pt_BR
dc.subjectAcidentespt_BR
dc.subjectVariaveis aleatoriaspt_BR
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.titleAnálise de correlação canônica e análise de agrupamento aplicada aos acidentes da BR-116 entre janeiro de 2007 e novembro de 2009pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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