Mostrar registro simples

dc.contributor.authorTripolone, Ilka Cristinapt_BR
dc.contributor.otherSantos, Adriana de Paula Lacerda, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.date.accessioned2021-07-12T21:59:22Z
dc.date.available2021-07-12T21:59:22Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/26568
dc.descriptionOrientadora : Profª Drª Adriana de Paula Lacerda Santospt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Programa de Pós-Graduaçao em Construção Civil. Defesa: 18/04/2011pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A inovação remete preferencialmente à idéia de novos produtos. No entanto, uma empresa pode influenciar seus resultados com outras formas de inovação. Reconhecendo a importância da inovação como elemento propulsor para alavancar a competitividade, esta pesquisa tem o objetivo de identificar o perfil de inovação em empresas da construção civil do setor de pré-fabricados com sede em Curitiba, Paraná. A estratégia de pesquisa utilizada neste trabalho foi o estudo de caso, com objetivo exploratório de natureza qualitativa. Para alcançar o objetivo proposto foi desenvolvido o Método para Investigar o Perfil de Inovação (MIPI). Este método é resultado do agrupamento de 37 dimensões da inovação, de cinco modelos estudados de diferentes autores nacionais e internacionais, em seis dimensões da inovação. A metodologia da coleta dos dados consistiu-se na aplicação do questionário composto por 30 questões referentes às seis dimensões do método proposto. Este trabalho obteve, através dos gráficos gerados, a representação do resultado da classificação das dimensões, indicando o cenário da inovação da empresa propiciando aos gestores tomarem medidas estratégicas rumo à geração e à implementação de práticas inovadoras, segundo o MIPI.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Innovation commonly leads us to the idea of new products. However, an enterprise may influence their results with other types of innovation. Due to the acknowledgment of the importance of innovation as a propulsive element for competitiveness, this study aims to identify the profile of innovations in construction enterprises in the sector of prefabricated in Curitiba, Paraná. The research method used was the case study with the objective of investigating the qualitative nature of this issue. Within this framework, the Innovation Profile Model of Investigation was used. This model is the result of the grouping of thirty-seven imensions of innovation from five models, studied from different national and international authors, in six dimensions of innovation. The methodology of dada collecting consisted of applying a questionnaire composed of thirty questions related to the six dimensions of the proposed model. This work has achieved through the graphs generated, the result's representation of the dimensions classification, indicating the stage of the company's innovation enabling managers take strategic steps towards the generation and implementation of innovative practices, according to MIPI.pt_BR
dc.format.extent98f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpt_BR
dc.subjectIndustria de construção civilpt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.titleInvestigação do perfil de inovação em empresas do setor da construção civil : estudo de caso em indústrias de pré-fabricados de Curitibapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples