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dc.contributor.advisorCavichiolli, Fernando Renato
dc.contributor.authorPriess, Fernando Guilherme
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Programa de Pós-Graduação em Educação Física
dc.date.accessioned2017-02-03T14:34:29Z
dc.date.available2017-02-03T14:34:29Z
dc.date.issued2011
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/26495
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Fernando Renato Cavichiolli
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Defesa: Curitiba, 18/04/2011
dc.descriptionInclui referências
dc.description.abstractResumo: O objetivo desse estudo foi caracterizar e analisar os principais aspectos do estilo de vida e da qualidade de vida de professores universitários do ensino superior privado do Paraná e comparar os principais resultados, principalmente os relacionados à pratica regular de atividades físicas, entre professores da área de educação física e de outras áreas de graduação. O estudo foi classificado como de campo, exploratório e descritivo, sendo desenvolvidos através de procedimentos qualitativos e quantitativos de coleta e análise dos dados. A seleção dos participantes do estudo se deu através de critérios de intencionalidade próprias ao sujeito e à instituição, totalizando 88 indivíduos, sendo 36 do gênero masculino e 52 do gênero feminino. Os procedimentos foram submetidos e aprovados pelo CEPEH da Unipar/UFPR. Para a coleta de dados utilizou-se o questionário QVS 80 (Questionário de Qualidade de Vida e Saúde) para a avaliação dos dados sócio demográficos gerais e a análise dos domínios da saúde, da atividade física, do ambiente ocupacional e da percepção da qualidade de vida. Os resultados demonstraram que a faixa etária dos participantes com maior incidência encontra-se entre 30 a 39 anos, com 43,2%. Referente à titulação, verificou-se que a maioria dos participantes tem especialização, 52,3%, já 40,9% são mestres, 5,7% doutores e somente 1,1% tem somente graduação. Quanto ao tempo de trabalho no ensino superior, 46,6% atuam a menos de 5 anos, 39,8% de 6 a 10 anos, 12,5% de 11 a 20 anos e somente 1% a mais de 20 anos. Quando questionados sobre o estado de saúde atual, 18,2% consideram com excelente, 62,5% como boa, 17,0% como regular e 2,3% como ruim. Fazendo uma análise geral nos diferentes domínios da qualidade de vida obteve-se os seguintes resultados: o domínio do ambiente ocupacional representou o menor impacto na qualidade de vida, com 15%, seguindo do domínio da saúde com 17%, e do domínio da percepção da qualidade de vida com 18%. O domínio da atividade física representou o maior impacto na relação com a qualidade de vida, inclusive quando comparado entre áreas de formação, tendo um impacto de 50,6% nos professores nas diferentes áreas de formação e de 47,1% entre os professores de educação física. Diante dessas dados, fica evidente um índice muito alto de indivíduos com tendência ao sedentarismo estando assim consequentemente mais propensos a doenças relacionadas à um estilo de vida pouco ativo, inclusive os profissionais da área da educação física.
dc.description.abstractAbstract: The aim of this study was to characterize and analyze the main aspects of lifestyle and life quality of university teachers of private higher education in Paraná and compare the main results, especially those related to the practice of regular physical activity among academics from physical education and other areas of graduation. The study was classified as field, exploratory and descriptive, being developed through qualitative and quantitative procedures for collecting and analyzing data. The selection of study participants was through the criteria of intentionality and subject themselves to the institution, totaling 88 subjects, 36 males and 52 females. The procedures have been submitted and approved by CEPEH Unipar/UFPR. To collect data was used the questionnaire QVS 80 (Questionnaire for Life Quality and Health) for the assessment of sociodemographic data and analysis of general health, physical activity, the workplace and the perception of life quality. The results showed that the average age of participants with the highest incidence is between 30 to 39 years, with 43,2%. Concerning the degree, it was found that most participants have academic specialization, 52,3%, 40,9% have master’s degree, doctorate 5,7%, and only 1,1% have just graduation. As the working time in higher education, 46,6% work less than 5 years, 39,8% from 6 to 10 years, 12,5% from 11 to 20 years and only 1% more than 20 years. When asked about the current health status, 18,2% considered as excellent, 62,5% good, 17,0% fair and 2,3% as poor. Making a general analysis of the different domains of life quality, obtained the following results: the domain of the workplace accounted for the least impact on life quality, with 15%, tracking the health domain with 17%, and the field of perception of life quality with 18%. The field of physical activity was the biggest impact in relation to life quality, even when compared between areas of graduation, taking impact on 50,6% teachers in different areas of graduation and 47,1% among teachers of physical education. Given these data, it is clear a very high rate of subjects with sedentary lifestyle being so consequently more prone to illnesses related to a less active lifestyle, including professionals in the field of physical education.
dc.format.extent89f. : grafs., tabs.
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.languagePortuguês
dc.relationDisponível em formato digital
dc.subjectQualidade de vida
dc.subjectProfessores universitarios
dc.subjectEstilo de vida
dc.subject.ddc370.7124
dc.titleCaracterísticas do estilo de vida e da qualidade de vida dos professores universitários de instituições privadas de Foz Iguaçu e região
dc.typeDissertação


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