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dc.contributor.authorTelma, Maria Fernanda Pachecopt_BR
dc.contributor.otherTsunoda, Denise Fukumi, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informaçãopt_BR
dc.date.accessioned2012-03-12T21:54:43Z
dc.date.available2012-03-12T21:54:43Z
dc.date.issued2012-03-12
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/26435
dc.description.abstractResumo: Este trabalho tem por finalidade o levantamento de ferramentas de pesquisa com abordagem específica para mídias digitais, e busca contribuir não apenas com o fortalecimento da adoção de práticas de Inteligência Competitiva nas organizações, mas, sobretudo, para com as perspectivas metodológicas e as práticas que compõe o estado da arte nesta área. Com o advento de novas tecnologias digitais, impactantes transformações são observadas nos processos sociais, tecnológicos e culturais, sobretudo no que diz respeito aos processos organizacionais. A nova ordem é a inserção nas mídias sociais, e isto de forma estratégica, sempre buscando formas de inovar e mensurar os resultados das suas ações táticas. Pretende-se demonstrar um determinado conjunto de ferramentas de Web Analytics disponíveis no mercado, propondo uma metodologia de aplicação para os três níveis da organização: estratégico, tático e operacional. O trabalho inicia com referencial teórico que introduz ao assunto pesquisado, começando com os conceitos de Web Analytics, sua ligação com os conceitos e processos de Inteligência Competitiva aplicados à web, e uso da tecnologia e de ferramentas para o monitoramento e mensuração de dados. Apresenta, a seguir, uma metodologia inovadora adaptada à realidade brasileira, para categorização das métricas de acordo com quatro conjuntos de objetivos: provocar o diálogo entre os usuários, promover defensores da marca ou da organização, oferecer facilidade no suporte e estimular a inovação do conteúdo. Como coroamento do trabalho, é apresentado um estudo de caso com aplicação das ferramentas de Web Analytics para uma situação real, colocando-se ferramentas utilizadas, resultados esperados, além de sugestões para melhores práticas de mercado. As análises mostram como as referidas práticas podem auxiliar na identificação de padrões comportamentais e quanto às especificidades de uma comunidade on-line, além de identificar possíveis insights para ações e tendências de consumo. As considerações finais apontam as limitações, dificuldades e restrições do presente estudo, bem como aponta algumas das tendências e novas fronteiras a serem exploradas em estudos futuros na área.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectInteligência competitiva (Administração)pt_BR
dc.subjectMídias digitaispt_BR
dc.subjectSites da Webpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.titleO uso das ferramentas da Web Analytics no processo de inteligência competitiva das organizaçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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