Definição de atores e seus papéis em um ambiente virtual para aprendizagem e prática do xadrez escolar

View/ Open
Date
2011-12-12Author
Kuss, Fabiano Sardenberg
Metadata
Show full item recordSubject
TesesInteligencia artificial - Aplicações educacionais
Xadrez - Estudo e ensino
Informática na educação
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
DissertaçãoAbstract
Resumo: Nesta dissertação são descritos os aspectos envolvidos com a definição de atores e seus papéis em um ambiente virtual de aprendizagem, ensino e prática de jogos intelectivos. A resenha literária ressalta a lacuna que existe nos campos correlatos de pesquisa em Informática na Educação sobre conceitos arquiteturais e arcabouços aplicáveis em escala ampliada de usuários. O texto também apresenta uma ontologia de caráter genérico que se presta á definição de atores e seus papéis em um ambiente virtual que promove a alternância entre momentos de competição e colaboração. Uma instanciação do arcabouço chamada Xadrez Livre foi configurada para o xadrez, cuja implementação faz uso do protocolo XMPP para viabilizar a complexa constituição de comunicação dos dados relativos ás permissões que cada ator necessita para desempenhar seu papel. Um breve histórico de aplicação dessas ferramentas é delineado no contexto de um projeto de apoio computacional ao ensino de xadrez em escolas públicas estaduais onde milhares de usuários aprendem, ensinam e praticam o jogo.
Collections
- Dissertações [365]