Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, David José de Andrade, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2022-04-11T18:26:04Z
dc.date.available2022-04-11T18:26:04Z
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/26392
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Terumi Koto Bonnet Villalbapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 13/09/2011pt_BR
dc.descriptionBibliografia: 101-108pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Estudos Linguísticospt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente dissertação é fruto de uma investigação realizada em uma escola pública do litoral do Paraná com o objetivo de ampliar a compreensão sobre a relação construída por estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com a Língua Inglesa (LI) após longo período de afastamento dos bancos escolares. Para tanto, a metodologia eleita segue alguns princípios das pesquisas qualitativas de cunho etnográfico, que buscam compreender os fenômenos a partir da complexidade das relações sociais em seus aspectos políticos, históricos e culturais. O desenvolvimento da pesquisa contou com a participação voluntária de quatro estudantes do ensino médio desta modalidade educacional ao longo de sessões de entrevistas semi-estruturadas coletivas e individuais e questionários escritos. O objetivo do trabalho não se limita somente a satisfazer um interesse acadêmico e diminuir angústias profissionais, mas principalmente visa dar voz a estes atores e promover o debate sobre o ensino de Língua Inglesa na EJA a partir de uma perspectiva subsidiada pela Linguística Aplicada (LA) e por reflexões oriundas de experiências empíricas de sala de aula no contexto escolar público, que pensa para além das consagradas buscas pelo método ideal de ensino. A construção da pesquisa buscou embasar-se na concepção de: LA trabalhada por Rajagopalan (2003), Moita Lopes (2008), Pennycook (2008), Signorini (1998); ensino e aprendizagem de língua estrangeira Revuz (1998), Jordão (2006), Moita Lopes (1996) e Coracini (2003); pesquisa etnográfica e ensino de língua estrangeira, nos trabalhos de Watson-Gegeo (1988), Rodrigues Júnior (2008) e Tyler (1986); narrativas de professores e estudantes a partir de Barcelos (2006); identidade pós-moderna de Hall (2005). Ao tornar visíveis as questões que permeiam o universo pesquisado, é possível inferir as dúvidas, expectativas e conceitos do estudante da EJA sobre seu espaço escolar e sobre a LI. O movimento de fazer o estudante refletir sobre o seu próprio processo de aprendizagem e as relações que estabelece com outra língua pode contribuir para seu amadurecimento enquanto aprendiz e suscitar novas reflexões dos outros atores envolvidos: os professores.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The present dissertation is the result of a research carried out in a public school on the coast of Paraná State which aims to broaden the comprehension about the relation built between adult students in Adult Education (EJA) with English as a Foreing Language (EFL) after being a long time away from school. To accomplish that goal, the methodology chosen follows qualitative ethnography-based research principles which attempt to understand the phenomena from the complex social relations and its political, historical and cultural aspects. The research development had the volunteer participation of five EJA senior high-school students in semi-structured collective and individual interviews and written questionnaires. This work aims not only to satisfy an academic interest or reduce professional anguish, but mainly to give voice to those individuals and raise the debate about English teaching at EJA from a perspective based on Applied Linguistics (LA) and personal reflections about public school context experiences, which goes beyond the usual search for the ideal teaching method. The construction of the research was based on the following theoretical background: Applied Linguistics as developed by Rajagopalan (2003), Moita Lopes (2008), Pennycook (2008), Signorini (1998); foreign language teaching and learning by Revuz (1998), Jordão (2006), Moita Lopes (1996) and Coracini (2003); ethnographic research and foreign language teaching, by Watson-Gegeo (1988), Rodrigues Júnior (2008) and Tyler (1986); teachers and students narratives by Barcelos (2006); post-modern identity by Hall (2005). By making the questions that permeate the universe researched visible it could be possible to infer the EJA students’ doubts, expectations and concepts about their school and English itself. The act of making the student think of her own learning process and the relations established with the other language could help her maturing as a learner and raise new reflections from the other subjects involved: the teachers.pt_BR
dc.format.extent126f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Linguistica aplicadapt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.titleOs Adultos e a aprendizagem do inglês : uma análise da relação de estudantes da educação de jovens e adultos com uma lingua estrangeirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples