• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016030P0 Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia
    • Dissertações
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016030P0 Programa de Pós-Graduação em Métodos Numéricos em Engenharia
    • Dissertações
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Resolução do problema de carregamento de container e de roteamento de veículos utilizando algoritimos genéticos

    Thumbnail
    View/Open
    DISSERTACAO - Paulo A V H dos Santos - Versao FINAL.pdf (2.430Mb)
    Date
    2011-12-09
    Author
    Santos, Paulo Amaro Velloso Henriques dos
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Teses
    Containers
    Algoritmos geneticos
    Veiculos
    Otimização combinatoria
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Dissertação
    Abstract
    Resumo: Esta dissertação aborda uma proposta de metodologia de resolução de um problema de entregas que abrange a integração de dois problemas clássicos de Otimização Combinatória: o Problema de Carregamento de Container (PCC) e o Problema de Roteamento de Veículos (PRV). O problema específico analizado está na logística empregada no carregamento e entrega de eletrodomésticos (linha branca) vendidos à pessoa física. Para representar esta situação, assume-se um cenário fictício em que a empresa que vende os produtos possui um Centro de Distribuição de Produtos (CD) localizado na cidade de Curitiba e uma lista de doze possíveis produtos a serem vendidos. A partir desta lista foram gerados 160 pedidos diferentes para serem entregues em vinte endereços aleatórios localizados também na cidade de Curitiba. Para a resolução deste problema, apresenta-se uma metodologia baseada em formação de torres de caixas e um Algoritmo Bottom-Left para realizar o carregamento dos pedidos no compartimento de carga dos veículos e um Algoritmo Genético para realizar a otimização evolutiva da solução até que se encontre uma solução suficientemente próxima à solução ótima do problema, buscando diminuir, a cada geração, a distância total percorrida pelos veículos de entrega. Para demonstração e utilização desta metodologia, apresenta-se uma implementação dos algoritmos e técnicas de pesquisa operacional descritos acima para a resolução desenvolvida em linguagem de programação Microsoft Visual Basic. Utilizando-se esta implementação e o cenário construído para testes, obteve-se bons resultados em relação à distância total percorrida pelos veículos de entrega, com redução de 25% a 45% em relação às soluções iniciais aleatórias, sendo que em alguns casos, esta melhoria alcançou até 60%.
    URI
    http://hdl.handle.net/1884/26362
    Collections
    • Dissertações [223]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV